(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de Pará de Minas lança edital para serviços de abastecimento de água

A medida pode amenizar a crise no abastecimento da cidade que já dura mais de cinco anos


postado em 12/08/2014 15:00 / atualizado em 12/08/2014 16:11

Famílias fazem filas para pegar água em caminhões pipas na cidade(foto: Beto Novaes/EM/D.A.Press)
Famílias fazem filas para pegar água em caminhões pipas na cidade (foto: Beto Novaes/EM/D.A.Press)

Os moradores de Pará de Minas, na Região Centro-Oeste do Estado, seguem com dificuldades para enfrentar a pior seca da cidade dos últimos 20 anos. Uma notícia pode servir de motivação para a luta diária por água. Já está à disposição das empresas interessadas na prestação dos serviços de abastecimento de água e tratamento do esgoto, o edital de licitação. Segundo a prefeitura, o valor do contrato do serviço de saneamento básico é de aproximadamente R$ 1,7 bilhão, com investimentos previstos de R$ 230 milhões.

A crise no abastecimento de água na cidade se arrasta desde 2009. O novo contrato com com a Copasa, responsável pelo abastecimento, não foi firmado. A demora nas negociações causaram uma crise no fornecimento de água no município, que decretou estado de emergência em 2013.

A situação se agravou ainda mais neste ano, quando o país foi atingido por uma forte seca. Por causa disso, o os moradores começaram a ter racionamento de água. A crise fez com que a prefeitura da cidade decretasse estado de calamidade pública.

Por causa da seca, vários eventos foram cancelados nos meses de julho, agosto e setembro. Entre os eventos cancelados o Encontro Nacional de Motos Hot Cycles Moto Rock 2014, que seria realizado no último fim de semana, e a Festa Estadual do Frango, programada para os dias 18,19,20 e 21 de setembro. A medida já tinha sido tomada em maio deste ano.

De acordo com a prefeitura, a concessão compreende a exploração dos serviços públicos de captação, adução, tratamento e fornecimento de água, a reservação e distribuição até as ligações prediais e seus respectivos instrumentos de medição, a coleta e afastamento de esgoto, tatamento e disposição final do esgotamento sanitário.

Os interessados poderão enviar as propostas até 29 de setembro. A empresa será escolhida nos critérios de menor valor da tarifa e melhor técnica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)