(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Corpo de servente encontrado na Lagoa da Pampulha foi queimado antes do esquartejamento

José Carlos Alves Ribeiro, 21 anos, foi morto dentro de casa. Segundo a polícia, os autores do crime são a esposa dele Rita Pinheiro Gervásio, 27 anos, e o cunhado Ailton Pinheiro Gervásio, 18 anos


postado em 12/08/2014 12:13 / atualizado em 12/08/2014 12:37

A mulher alegou, junto com o irmão, que o motivo para o crime foi o desentendimento com o marido(foto: Jair Amaral/EM DA Press)
A mulher alegou, junto com o irmão, que o motivo para o crime foi o desentendimento com o marido (foto: Jair Amaral/EM DA Press)

A Polícia Civil deu detalhes nesta terça-feira do crime contra o servente de pedreiro José Carlos Alves Ribeiro, 21 anos, que foi cruelmente assassinado, queimado e esquartejado. A esposa dele Rita Pinheiro Gervásio, 27 anos, e o cunhado Ailton Pinheiro Gervásio, 18 anos, arquitetaram a morte que aconteceu dentro da casa da família. As partes do corpo foram jogadas na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.

As investigações sobre o crime começaram no dia 13 de julho, quando sacolas com parte do corpo foram encontradas nas águas. Colegas de trabalho de José Carlos também sentiram a falta dele na obra e procuraram a polícia. Inicialmente, quando questionada, a esposa disse não saber de nada e informou que o marido havia deixado a casa. No entanto, ela foi interrogada por três horas seguidas no dia 16 de julho e acabou confessando a trama criminosa.

De acordo com a polícia, o casal brigava muito, o que motivou Rita a se unir com o irmão Ailton para matar o servente de pedreiro. A família é de Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, mas mora no Bairro Enseada das Garças, na Região da Pampulha, em BH. Ailton chegou à capital recentemente, ainda menor de idade, para arrumar emprego e morava com o casal. O crime ocorreu 10 dias depois que ele alcançou a maioridade. Segundo a polícia, quando era adolescente cometeu crimes de furto e roubo.

No dia do crime, Ailton surpreendeu José Carlos com uma marretada. A vítima desmaiou, momento em que levou outro golpe. O corpo foi colocado por Ailton e Rita em cima de uma cama. O assassino ligou para um amigo, um adolescente de 17 anos, pedindo ideias do que fazer com o corpo. A sugestão foi esquartejar e desaparecer com as partes. O menor foi até a casa da família para ajudar na ocultação do cadáver.

Segundo a polícia, Rita é mãe de um menino de 11 anos e José Carlos pai de uma menina de 1 ano. A mulher retirou as crianças da casa enquanto tentavam sumir com o corpo do servente. Ailton e o adolescente se trancaram no quarto e tentaram, inicialmente, queimar o corpo para desaparecer. Eles usaram a gasolina da moto de Ailton para atear as chamas, mas o plano não deu certo. A fogo se espalhou pela cama e a fumaça gerada poderia chamar atenção de vizinhos, assim, os envolvidos desistiram do incêndio.

Conforme a Cristiana Angelini, responsável pelo caso, os dois decidiram cortar o corpo, guardar em sacolas e levar para a lagoa em quatro viagens. Assim fizeram, sem levantar qualquer suspeita. De acordo com a delegada, eles disseram ter escolhido a lagoa por ser um local ermo e perto de casa, sem correr risco de serem abordados pela polícia no caminho. Depois de despachar o corpo do servente, os envolvidos ainda lavaram toda a casa com água sanitária, na intenção de desaparecer com vestígios. Conforme a polícia, Rita contou que foram usados um machado e duas facas de cozinha para o esquartejamento.

A mulher alegou, junto com o irmão, que o motivo para o crime foi o desentendimento com o marido. Apesar de a vizinhança relatar para polícia que o casal levava uma vida discreta, Rita disse que apanhava de José Carlos rotineiramente. Ailton também afirmou que não aguentava ver a irmã sofrer, por isso decidiu pelo crime. Ele voltou para Padre Paraíso durante as investigações do homicídio, mas está preso na capital, assim como a irmã. O menor também responderá pelo crime.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)