(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre aos 80 anos o escritor e educador mineiro Rubem Alves

O mineiro estava internado desde o último dia 10 com pneumonia, no Hospital Centro Médico de Campinas, no interior paulista e faleceu neste sábado às 11h50


postado em 19/07/2014 15:32 / atualizado em 19/07/2014 17:27

Rubem Alves nasceu em Boa Esperança, no sul de Minas Gerais, no dia 15 de setembro de 1933,(foto: Jackson Romanelli/Divulgação )
Rubem Alves nasceu em Boa Esperança, no sul de Minas Gerais, no dia 15 de setembro de 1933, (foto: Jackson Romanelli/Divulgação )

Morreu na manhã deste sábado aos 80 anos o escritor, filósofo e educador mineiro Rubem Alves. Ele teve falência múltipla de órgãos após uma pneumonia. Alves estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Centro Médico de Campinas há mais de 10 dias. Natural de Dores da Boa Esperança, cidade do Sul de Minas Gerais, chegou a ser perseguido no Brasil durante a ditadura militar.

Na literatura se destacou como cronista, ensaísta e autor de livros infantis. Em 2009, conquistou a segunda colocação do Prêmio Jabuti com o livro "Ostra Feliz Não Faz Pérola", na categoria Contos e Crônicas. De família protestante, estudou nos Estados Unidos e foi considerado um dos criadores da Teologia da Libertação. Considerado uma das principais referências no pensamento sobre educação, tem uma bibliografia que conta com mais de 160 títulos distribuídos em 12 países.

Nascido em 1933, Rubem Alves morava em Campinas, onde mantinha um instituto para promover a inserção social por meio da educação, além de oferece assistência a educadores. Mestre em Teologia, Doutor em Filosofia e psicanalista é autor de diversas publicações entre crônicas crônicas, ensaios e contos. Sua obra foi traduzida para o inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e romeno. Casado com Lídia Nopper, deixa três filhos.

Em boletim divulgado na manhã deste sábado, os médicos que o assistiam informaram sobre uma piora do estado de saúde do escritor, com agravamento das funções renal, pulmonar e circulatória, que evoluíram para um quadro de falência múltipla orgânica. A nota foi assinada pelo cardiologista intensivista Roberto Munimis.

O governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, lamentou a morte do escritor. “Em nome de todos os mineiros, levo aos familiares, amigos e fãs de Rubem Alves a solidariedade e o abraço de conforto. Minas e o Brasil perdem uma figura ímpar. Um pensador capaz de ver poesia no mais simples gesto. Neste momento, não há como não se lembrar do que disse certa vez: Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses", destacou a nota divulgada pelo Governo de Minas.

Com informações de agências


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)