(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Umidade relativa do ar cai e deixa BH em estado de atenção

Nesta segunda-feira, a umidade relativa do ar ficou em 28 % na capital mineira. O índice abaixo dos 30% é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS)


postado em 07/04/2014 17:29

Depois de uma semana marcada por temporais que causaram prejuízos e transtornos aos moradores de Belo Horizonte, a população agora tem que se preocupar com o tempo seco. Nesta segunda-feira, a umidade relativa do ar ficou em 28 % na capital mineira. O índice abaixo dos 30% é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta com a possibilidade dos números baixarem ainda mais até quarta-feira.

A razão pela baixa umidade é uma massa de ar seco que vem ganhando força no Estado nas últimas 24h. O que já faz efeito na capital. “Tivemos a umidade em BH a 28 %. A menor registrada no estado foi em Ouro Branco, onde os índices chegaram a 26%”, explica o meteorologista Luiz Clemente Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com Ladeia, a possibilidade de chuva em BH é bem pequena. “O ciclo de chuva se encerra, historicamente, próximo a 15 de abril. Podemos ter eventos de chuva, mas pouco significativa. Somente no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas, que tem um grau de umidade maior, poderemos ter pancadas”, disse.

Neste segunda-feira, a temperatura mínima em BH ficou em 15.4 ºC e a máxima foi de 30ºC. “Já começamos a ter uma amplitude significativa da mínima para a máxima”, explica o meteorologista. O menor índice foi registrado em Mária da Fé, no Sul de Minas, onde os termômetros marcaram 8.4 Cº. Já Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, registrou a máxima, 35.8ºC.

Cuidados

A baixa umidade do ar requer alguns cuidados com a saúde. Para evitar acidentes, doenças e desidratações é conselhável beber muita água, evitar atividades ao livre e exposição ao sol, especialmente entre 14h e 16h – período em que o tempo fica mais seco.

Um outro problema do tempo seco são as queimadas. Com o mato seco e os ventos, comuns no inverno, o fogo se espalha com maior facilidade. Por isso é importante que a população não faça fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Motoristas fumantes não devem dispensar cigarros acesos em rodovias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)