(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ativistas são detidos pela polícia na Praça Duque de Caxias

Segundo denúncia compartilhada por diversas entidades nas redes sociais, os ativistas estavam fotografando cartazes de protesto quando foram abordados. Conforme boletim de ocorrência, eles resistiram à prisão e agrediram guardas municipais


postado em 31/03/2014 13:50 / atualizado em 31/03/2014 16:34

A representante do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania, Heloísa Greco, de 62 anos, e outros dois ativistas, foram detidos na noite de domingo na Praça Duque de Caxias, no Bairro Santa Tereza, Região Leste de Belo Horizonte.

Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar (PM), guardas municipais que estavam na praça abordaram Heloísa e Bruno Alcântara Soares, de 38 anos, enquanto eles espalhavam cola e tinta sobre um monumento. Os ativistas desacataram os guardas e os agrediram, resistindo à prisão. Os guardas chegaram a usar o taser – arma que emite choque elétrico. Os ativistas foram detidos por desacato e depredação ao patrimônio público. A Polícia Militar foi acionada. Consta no BO que uma testemunha confirmou que eles estavam colando cartazes no local.

Ainda de acordo com a PM, o jovem identificado como Aluimar Brandão de Oliveira, de 21 anos, também foi detido após chutar um guarda municipal na tentativa de soltar Heloísa e Bruno. Os envolvidos foram levados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil (Ceflan) e liberados na madrugada desta segunda-feira.

No entanto, denúncias compartilhadas pela internet por meio das redes sociais relatam que Heloísa e Bruno estavam  fotografando cartazes de protesto pelos 50 anos do Golpe de 1964 junto aos monumentos quando foram abordados pelos guardas municipais. A ativista, que é filha de Helena Greco, uma das primeiras vereadoras de BH e militante dos direitos humanos, afirma que a ação foi truculenta. Por telefone, ela informou que pretende encaminhar denúncia ao Ministério Público de Minas Gerais, à Assembleia Legislativa e à Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Amanhã, haverá um protesto da Frente Independente pela Memória e Justiça de Minas, organização da qual ela participa,  convocou a população para ocupar o Elevado Castelo Branco em tributo aos mortos e desaparecidos do regime militar. Durante a manifestação, o elevado receberá uma faixa com o nome de Helena Greco.

Assista abaixo ao vídeo da abordagem da PM na reportagem da TV Alterosa



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)