(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas tem média de quatro mortes por afogamento por dia em 2014

O Corpo de Bombeiros divulgou dados na tarde desta segunda-feira indicando que do dia primeiro de janeiro até esse domingo, 22 pessoas morreram no estado


postado em 06/01/2014 16:01 / atualizado em 06/01/2014 20:33

A maioria das mortes foi registrada na Região Sul de Minas Gerais(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
A maioria das mortes foi registrada na Região Sul de Minas Gerais (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

O calor que atinge Minas Gerais desde o início de 2014 faz o número de ocorrências de afogamento disparar no estado. Desde o dia primeiro de janeiro até esse domingo, 22 pessoas morreram em piscinas, cachoeiras, rios e lagoas, uma média de quatro mortes por dia. A maioria dos óbitos foi registrado na Região Sul de Minas. Na Grande BH, foram três afogamentos, sendo que em dois deles morreram crianças. Uma delas teve o cabelo sugado pelo ralo de uma piscina do Country Club, na Região da Pampulha.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a maioria das vítimas, 19, são homens. Outras duas não foram identificadas. As ocorrências foram registradas na Região Sul de Minas, com sete mortes, Zona da Mata e Norte, com quatro mortes cada, Grande BH, três, Leste duas, e Triângulo Mineiro uma. A corporação contabiliza 21 ocorrências, pois o afogamento da menina que se afogou em um clube na Pampulha não foi incluída no balanço, pois foi o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que atuou no resgate.

Somente no último fim de semana, pelo menos quatro ocorrências de afogamento foram registradas em Minas Gerais, duas no Sul do estado. Em uma delas, o policial militar Márcio Henrique Evangelista, subtenente da 6ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário em Lavras, morreu depois de salvar três pessoas que eram levadas pela correnteza do Rio Grande do Sul. Pai de três filhos adultos e três netos, o policial de 46 anos iria reformar (aposentar) em março deste ano.

Em Ribeirão Vermelho, na mesma região, um jovem de 19 anos morreu enquanto nadava com amigos no Rio Grande. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Michael Gonçalves da Silva tentou atravessar o rio, mas acabou se afogando. Militares ainda fazem buscas pelo corpo que continua desaparecido.

Na Grande BH, foram registradas duas mortes. Em Betim, o corpo de Carlos Glauber Oliveira Santos, de 25 anos, foi localizado por volta de 12h45, depois de mais de uma hora de buscas. O jovem nadava na Lagoa Várzea das Flores quando submergiu e não foi mais visto. A vítima chegou a ser socorrida, mas os médicos do Samu constataram a morte de Carlos ainda no local.

Em Santa Luzia, um homem de cerca de 20 anos também morreu enquanto nadava em um local conhecido como Lagoa Azul, no Bairro Duquesa II.

A piscina onde uma menina morreu afogada na Pampulha segue interditada(foto: Daniel Camargos/EM/D.A.Press)
A piscina onde uma menina morreu afogada na Pampulha segue interditada (foto: Daniel Camargos/EM/D.A.Press)


Morte na Pampulha

A Polícia Civil abriu inquérito nesta segunda-feira para apurar a morte da menina Mariana Silva Rabelo de Oliveira, de 8 anos, sugada pela tubulação do toboágua de uma das piscinas do Jaraguá Country Club, na Região da Pampulha em Belo Horizonte. Dois investigadores da 3ª Delegacia Regional de Venda Nova estiveram no local nesta manhã para conversar com responsáveis pelo estabelecimento.

A visita durou cerca de meia hora e agora os policiais entregarão um relatório ao delegado Thiago de Oliveira Souza Pacheco, que vai comandar as investigações. A piscina onde aconteceu o acidente continua interditada. Pacheco explicou que o primeiro passo é colher o depoimento de testemunhas, bem como da família e do sócio que participou do resgate. Pelo menos sete pessoas devem ser ouvidas neste primeiro momento.

De acordo com testemunhas, Mariana brincava no toboágua quando escorregou e foi sugada pelo ralo da piscina na tarde de sexta-feira. O cabelo da garota ficou preso na tubulação e a deixou submersa por vários minutos até a chegada do socorro.

Homens embriagados se afogam

Nesta segunda-feira, mais dois corpos foram resgatados em Minas. Os bombeiros resgataram o cadáver de um homem que se afogou na Represa Lagoa do Peti, em São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central de Minas Gerais. Testemunhas informaram que Roberto Rosa de Jesus, de 33 anos, entrou nas águas no último sábado, com sintomas de embriaguez. Ele fez um mergulho e não voltou para a superfície. O corpo foi encontrado boiando a 10 metros da margem da represa.

Já em Resende Costa, na Região Central de Minas Gerais, militares de São João Del Rei encontraram o corpo de Evaldo Nildo da Silva, de 30 anos, que se afogou no último domingo no Rio Mosquito, Zona Rural da cidade. A vítima também havia ingerido bebida alcoólica antes de entrar na água.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)