13°/ 24°
Belo Horizonte,
24/JUL/2014
  • (28) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

CINZA, VERDE E PRATA » BHTrans muda visual do Move

Bruno Freitas - Estado de Minas

Publicação: 17/10/2013 06:00 Atualização: 17/10/2013 07:45

A primeira versão de pintura dos ônibus do Move, o transporte rápido por ônibus (BRT) de Belo Horizonte, foi barrada pela BHTrans por destoar da cor principal do novo sistema – o verde-limão, presente na logomarca do serviço, um hexágono – e ser considerada simples em relação à identidade visual do Move Metropolitano. Elaborada pela agência gaúcha Verdi Design, que ganhou a licitação do projeto, a proposta para o BRT municipal foi inicialmente apresentada em tons de cinza e verde-escuro para as saias laterais e o teto dos ônibus, respectivamente, acompanhando o verde-limão aplicado abaixo das janelas. A decepção pelo resultado inicial, contudo, levou a BHTrans a ajustar a identidade visual do BRT em tons mais vivos para conferir uma imagem jovem e chamativa ao sistema.


Em vez dos dois tons escuros da proposta inicial, a BHTrans decidiu identificar o Move por um cinza-claro semelhante aos dos ônibus executivos (frescões) nas saias laterais, e o prata, cor predominante do Move Metropolitano, no teto da frota, estimada a princípio em 400 ônibus, sendo 200 articulados e 200 padrons, modelo intermediário que circulará dentro e fora dos corredores.

Ambas as propostas foram secretamente avaliadas pela BHTrans, Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e consórcios, que aplicaram as pinturas do BRT municipal e metropolitano em dois ônibus comuns, não usados no sistema. Um dos ônibus recebeu a primeira versão de pintura do Move, que desagradou à BHTrans, segundo reconheceu ao Estado de Minas o diretor de Desenvolvimento e Implantação de Projetos da BHTrans, Daniel Marx Couto. Segundo ele, o cinza inicial foi considerado escuro demais. "Logo no primeiro contato com esse veículo, apenas com a base da pintura, o cinza não agradou, por ter tom muito próximo ao do preto", disse Marx.

Embora concentrada nos corredores das avenidas Vilarinho, Pedro I e Antônio Carlos e da Cristiano Machado, a operação do BRT manterá o modelo do atual contrato de concessão, em que os consórcios compartilham linhas. Dessa forma, todos os quatro consórcios de BH (Pampulha, BH Leste, Dez e Dom Pedro II) poderão rodar nas linhas do BRT, o que inclui empresas com frota de 60 ônibus articulados e outras hoje restritas a um raio de atuação diferente do Vetor Norte, com apenas dois articulados.

AUTONOMIA

O modelo de operação atual, em que os consórcios tem autonomia para propor, alterar e extinguir o quadro de horários de linhas, é considerado bem-sucedido pelo diretor da BHTrans. Segundo ele, a gestão das linhas pelos consórcios otimiza os custos e isso seria bom para o sistema. “Antes da licitação do transporte coletivo havia um grande desequilíbrio de atendimento em diferentes regiões da cidade. Com o compartilhamento de linhas, reduz-se o número de ônibus sem passageiros em deslocamento nas ruas e garagens, por exemplo. No caso do BRT, há uma autorização específica da BHTrans para operação de linhas por diferentes consórcios. Todos os resultados mostram uma tendência de racionalização de recursos, reduzindo a quilometragem”, argumenta Daniel Marx.

 Os primeiros BRTs de BH estão em produção. Nos veículos com portas à direita, o posto de cobrador será mantido.  A Verdi Design confirmou que a identidade visual passa por ajustes finais.


ENQUANTO ISSO...
... O FRESCÃO TURÍSTICO VEM AÍ

A BHTrans prepara para 2014 duas linhas turísticas com ônibus padrons iguais aos do BRT, com ar-condicionado e operação diária. A primeira, na Região Centro-Sul, terá 20 pontos na Savassi, praças da Liberdade, do Papa e da Estação e Parque Municipal, com uma frota inicial de três coletivos e tarifa de R$ 3,75 (para cartão BHBus) e R$ 4 para pagamento em dinheiro. A segunda linha, na Região da Pampulha, é prometida para antes da Copa.

Tags:

Esta matéria tem: (28) comentários

Autor: Edilson Guimaraes
A cor deveria ser preta. Preto do luto pelo atraso ao qual a cidade está sendo submetida com essa porcaria. Fazendo barulho, soltando fumaça e subindo ladeira, além de ficar "engavetado" nas ditas canaletas. Quem viver verá. Roceiros!!! | Denuncie |

Autor: Lincoln Oliveira
CONFIRMADO 450% do pessoal do BHTRANS-TORNO da área de comando são de São PAULO.Será que o aecio está mudando de estratégia e de estado tirando o Rio da ideia dos mineiros? | Denuncie |

Autor: José DoSsapa Tolargo
Realmente, é tamanha a competença da BHTRANStorno que nem cor de ônibus pe capaz de escolher sem fazer uma bela khda e gastar inutilmente uma montanha de dinheiro. | Denuncie |

Autor: Mad Dog
Esse pessoal da periferia sonha com metrô todos os dias. | Denuncie |

Autor: Ernesto Gustavo
Essa pintura mudou nossa vida !!! A partir de agora, não haverá mais congestionamentos em BH. Isso sim é tecnologia em forma de arte. | Denuncie |

Autor: Homero Pinto
Agora vai!! Até que enfim os "especialistas" resolveram os problemas. O BRT vai ser um sucesso depois desse novo layout! Meu voto em 2014? NULO | Denuncie |

Autor: dalcio araujo
Senhores, tai ai uma providência muito eficiente, que competência, notável. | Denuncie |

Autor: Wallace Vidigal
Sabe quando alguém de BH vai ver algum metrô decente? Quando for pra Nova Yorke, Tóquio, Milão, Barcelona, Madri. Aqui em BH NUNCA. | Denuncie |

Autor: marcelo silva
Só não entendi porque as propostas foram analisadas secretamente pela BHtrans e pela Secretaria de Transportes. Há algo a esconder? | Denuncie |

Autor: GREIS REIS
A primeira pintura teve o valor de 1X já segunda elevou o valor para 2X e assim caminha a Bhtrans e PBH envolvendo e enrolando a população com o MOV - Modelo Otario Veicular que é muito pouco para o que nescessitamos.Quanto custo de mudadr o BRT para MOV alguem sabe? queira Deus que funcione!! | Denuncie |

Autor: José Neto
Depois de ver esta importantíssima notícia acho que vou mudar o visual da minha bicicleta... | Denuncie |

Autor: dotzzer d"auaco
Se é verde, amarelo, rosa-choque, move, brt, é nisso que, eles dão ênfase, mas as obras feitas, desfeitas refeitas e malfeitas, "encavaladas" e a passos de tartaruga, que criou um CAUS na cidade inteira, eles não estão nem pensando, e nem no usuário, já mudaram os ônibus pra "queixo-duro". | Denuncie |

Autor: Edilson Soares
Cor brega igual ao dos circulares, que empresa é essa junto com a BHTRANS que não estilo em fazer desaine adequado para cores do BRT, antes tava até melhor agora virou amarelão ridiculo, tanta cor mais agradável, BRT e nada o correto é METRÔ mas somente em 2050 duvida e olha lá. | Denuncie |

Autor: Fábio Lima
COMPLETANDO ... QUE IRIA OCUPAR MENOS ESPAÇO DE VIA QUE AS PISTAS DESSE BRT QUE MUDOU DE NOME, QUE MUDOU DE COR ... ETC ... PODEM PESQUISAR NA INTERNET O QUE ESTOU FALANDO ... ENFIM ... QUEM COMANDA O TRANSPORTE SÃO OS EMPRESÁRIOS DO SETOR QUE FINANCIAM AS CAMPANHAS DOS PREFEITOS ... | Denuncie |

Autor: Fábio Lima
CONCORDO COM O DOMÍCIO ... TEM QUE SER METRÔ ... EM BOSTON EXISTE METRÔ DESDE QUE BH FOI FUNDADA ... A MAIS DE 100 ANOS ... LÁ O METRÔ TRANSITA TANTO DEBAIXO DA TERRA QUANTO NA SUPERFÍCIE ... NA ANTONIO CARLOS POR EXEMPLO PODERIA SER FEITO UM METRO DE SUPERFÍCIE, DIFERENTE DO NOSSO ... | Denuncie |

Autor: 32870391 32870391
Realmente como disse Luiz Mar.... agora todos nossos problemas serão resolvidos.. | Denuncie |

Autor: Raphael Bruno
Uma cor a menos = mais desvio de verba. | Denuncie |

Autor: Eduardo Tavares
Imagino quanto foi gasto para que a empresa citada fizesse essa "obra de arte", porque não contrataram uma empresa mineira ou um artista da região (aposto que faria de graça), pra mim isso é gasto nesnecessário. É o tipo de coisa que revolta qualquer um. | Denuncie |

Autor: Eduardo Tavares
Pinta essa porcaria de preto, branco, azul, rosa.. qualquer cor, pra quê gastar tanto dinheiro nisso? Ele só precisa ser eficiente. Deixaram o metrô de lado pra atender empresários e a gastam tanto com coisa inútil, porque não bancam o ar condicionado, suspensão a ar e motor traseiro nesses veículos? | Denuncie |

Autor: Jairo O. Salles
Tão feia a pintura quanto a dos lotações c/ar que parecem mais da PM chamados de frescões. | Denuncie |

Autor: Prime Time 85
Esse povo estilo Guilherme R. é pago pra ficar vindo aqui e defendendo essa m.e.r.d.a que chamam de BRT. Voltando ao assunto da notícia, ainda prefiro o primeiro design. Ou seja, conseguiram fazer uma mudança pra piorar algo que já é ruim, mesmo que não afete a funcionalidade da coisa. | Denuncie |

Autor: Alfredo HW
Preocupação meramente estética. Uma vergonha. Preocupação com conveniência e integração, isso não há, porque o transporte público é autista, não pensa nisso, não vê que tem que ter estacionamento nas estações para motos, carros e bicicletas. Lamentável. EM 2014 NÃO VOTE EM BANDIDO, VOTE NULO. | Denuncie |

Autor: Breno Freitas R Rezende
Com certeza Luiz, conforme o texto na ilustração o move ficara mais leve e poderá pegar voo quando ocorrer: pneu furado, congestionamento, defeito mecânico/eletrônico, acidente, manifestação, enchente, manutenção da pista, e outros. Realmente estou surpreso com esta sensacional mudança!!! | Denuncie |

Autor: RIcardo Machado
Moro no mangabeiras e fico feliz de ter um frescao q vá até a praca do papa passando pela savassi...pois isso nunca existiu antes? Bom q agora vou deixar o carro mais vezes na garagem! | Denuncie |

Autor: Felipe Souza
Essa notícia mudou a minha vida. Acho que esse estilo novo vai melhorar o transito de BH. ¬¬ | Denuncie |

Autor: Luiz Mar
Com esta nova pintura os problemas do transporte coletivo estarão praticamente solucionado. Isto é fundamental. | Denuncie |

Autor: Guilherme Rodrigues
Domício, Metrô que é um veículo pesado sobre trilhos subterrâneo não vai atender a sequer 50% da RMBH. A integração Multimodal sim vai atender em 100% (Metro Trem BRT VERÍDICO e não essa adaptação chamada MOVE).. Favor não ser individualista. | Denuncie |

Autor: domicio junior
Mudar o visual nao vai melhorar ,tem que ser metro. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.