(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Número de mortes por gripe suína em Minas pode chegar a cinco

A Secretaria de Saúde de Uberaba confirmou a morte de uma mulher nesta segunda-feira. Outra suspeita - homem no município de Delta - também é investigada


postado em 03/06/2013 19:00 / atualizado em 03/06/2013 19:25

As autoridades mineiras estão em alerta por causa da proliferação do vírus H1N1, que provoca a doença conhecida como gripe suína. Mais um óbito foi confirmado nesta segunda-feira no Estado. Trata-se de uma mulher de 34 anos, que morreu em 18 de maio, em Uberaba, na Região do Triângulo Mineiro. Os exames que confirmaram a doença ficaram prontos apenas na última semana. A Secretaria Municipal da cidade também informou que um homem morreu em Delta, município da mesma região, em 26 de maio. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) não confirma nenhum dos dois óbitos.

A paciente que morreu vítima do H1N1 foi internada com pneumonia em 24 de abril deste ano no Hospital São Domingos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, o estado de saúde da mulher se desenvolveu para infecção generalizada. Ela foi transferida para a UTI, porém não resistiu e morreu em 18 de maio. Exames específicos confirmaram que ela havia sido contaminada pelo vírus da gripe suína. Uma outra moradora da cidade, de 29 anos, com diagnóstico confimado da doença, segue internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas do Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

A Secretaria de Saúde de Uberaba intensificou as orientações aos moradores devido à epidemia da gripe suína em São Paulo. Como a cidade é próxima de alguns municípios paulistas, há o risco de a doença se alastrar pelo Triângulo Mineiro. Para que isso não aconteça, já foram instalados frascos com álcool em gel em todas unidades de saúde. Também estão sendo distribuídos medicamentos Tamiflu nas Unidades de Pronto-Atendimento e nos hospitais.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde de Uberaba, outro óbito foi registrado em Delta, também no Triângulo Mineiro. Trata-se de um homem de 44 anos, que morreu em 26 de maio. A SES não confirmou nenhuma das duas mortes. No último balanço divulgado pelo órgão, na quarta-feira, 23 pessoas tiveram confirmado por exames o contágio pela gripe suína, sendo que três delas morreram.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)