(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cidade sul-mineira festeja hoje a Consagração de Nhá Chica

Ela é a primeira negra brasileira a ser reconhecida pelo Vaticano


postado em 04/05/2013 06:00 / atualizado em 04/05/2013 07:10

Uma cidade em estado de graça. Baependi, no Sul de Minas, a 380 quilômetros de Belo Horizonte, vive hoje a expectativa para a grande festa de beatificação de Francisca de Paula de Jesus (1810-1895), a Nhá Chica, marcada para as 15h. Ela é a primeira negra do Brasil a ser reconhecida pelo Vaticano. Na noite de ontem, muitos devotos colocaram flores e reverenciaram a imagem da leiga, que fica na escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, conhecida popularmente como Santuário de Nhá Chica, no Centro da cidade.

Nas ruas e praças, vários estandartes e bandeirinhas nas cores amarela e branca ornamentam o caminho onde os fiéis devem passar. Moradora da comunidade de Bichinhos, em Prados, no Campo das Vertentes, Margarida Castro, de 56 anos, fez questão de levar o neto Rickelmi, de 5, para participar da celebração e agradecer as bênçãos alcançadas por intercessão da beata. “Estou muito feliz por estar aqui, pois tenho grande devoção a Nhá Chica. São muitas graças alcançadas”, disse Margarida. Ela levou uma toalha branca com o retrato de Nhá Chica e passou o tecido várias vezes sobre a escultura da homenageada.


Romeiros de vários cantos do país devem se unir à comunidade católica do pequeno município, formando uma multidão de cerca de 40 mil pessoas. A festa começa no espaço G. A. Pedras, próximo ao portal da cidade. Haverá missa solene e ritos presididos pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação da Causa dos Santos e representante do papa Francisco.

Fiéis atribuem à beata a intercessão em uma série de milagres, mas foi o reconhecimento de uma graça concedida a uma professora em 1995 que concretizou o sonho dos moradores de Baependi. A cura de Ana Lúcia Meirelles Leite – que tinha um problema cardíaco congênito e pediu ajuda a Nhá Chica – foi analisada pela comissão de cardeais da Santa Sé e em 28 de junho de 2012 o então papa Bento XVI promulgou decreto de beatificação.


Depois da beatificação, a filha de ex-escrava poderá ter culto público com sua imagem dentro dos limites da Diocese de Campanha, à qual pertence Baependi. Amanhã, será realizada a primeira procissão com a nova imagem da beata, esculpida pelo artista Osni Paiva, com policromia do restaurador Carlos Magno de Araújo. Ela sairá da Matriz de Santa Maria em direção à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como Santuário de Nhá Chica, onde ficará em um altar. (Com Clarisse Souza)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)