
No local, será instalado um Sistema de Comando de Operações que vai coordenar toda a operação, em conjunto com a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a Defesa Civil e a Prefeitura Municipal. Além de unidades de resgate, serão disponibilizadas viaturas de combate à incêndio, motos resgate e um helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas, que permanecerá na cidade caso haja necessidade de transporte aeromédico.
As equipes estarão divididas em três frentes de prevenção a acidentes. A partir desta sexta-feira, bombeiros já estão estrategicamente posicionados nas rodovias de acesso à cidade para monitorar os locais e orientar a população. No sábado, o trabalho será estendido também ao aeroporto de Caxambu e às igrejas Matriz Central, ao Santuário Nossa Senhora da Conceição e ao local da cerimônia, onde será montado um palco de 60 metros quadrados. Em cada local, haverá uma Unidade de Resgate.
Além disso, durante todo o evento, uma terceira equipe formada por 16 bombeiros irá circular entre os participantes, munida com kits de primeiro socorros e rádios comunicadores para prestar atendimento em caso de emergências. Além de militares do 9º Batalhão, foram recrutados bombeiros de Três Corações, Poços de Caldas, Alfenas, Pouso Alegre, Itajubá e São Lourenço.
O Corpo de Bombeiros rienta aos romeiros a ingestão de bastante líquido, uma alimentação leve e o uso de chapéus ou sombrinhas para se proteger do sol, em caso de longas caminhadas. Para os motoristas que trafegarem pelas BR-267 e 384, a dica é dirigir com velocidade reduzida para evitar os acidentes e, principalmente, atropelamentos de pessoas que estarão caminhando às margens das rodovias.
