(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Greve de guardas municipais termina depois de acordo em reunião com a PBH

Categoria e administração municipal acertaram que será criada uma comissão


postado em 26/04/2013 20:45 / atualizado em 26/04/2013 21:01

Protesto dos guardas continuou nesta sexta-feira, na Avenida dos Andradas(foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)
Protesto dos guardas continuou nesta sexta-feira, na Avenida dos Andradas (foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)

Uma reunião entre secretários da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e representantes da Guarda Municipal colocou fim à greve da corporação, iniciada nessa quinta-feira com um protesto que travou o trânsito na cidade. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da PBH na noite desta sexta-feira.

De acordo com o comunicado da prefeitura, foi constituída uma comissão "formada por membros da administração municipal e por representantes da categoria, que vai estudar e discutir a pauta de reivindicações dos profissionais".

Entre os pedidos presentes na pauta dos grevistas, está o armamento dos guardas para garantir mais segurança, pagamento de adicional de risco e um aumento de 25,6% no salário. A PBH, no entanto, informou que o reajuste da corporação será tratado em conjunto com o dos demais servidores. Nesta noite, a prefeitura divulgou uma proposta de aumento, válida a partir de dezembro deste ano, de 6,2% no vencimento-base e de 6,67% no valor do vale-refeição para os trabalhadores da administração municipal.

Prédio ocupado e situação e emergência

Nessa quinta-feira, a Prefeitura de Belo Horizonte chegou a decretar situação de emergência devido a greve dos guardas. De acordo com o documento publicado no Diário Oficial do Município (DOM), o objetivo do decreto foi, "em decorrência da anormalidade instalada, (…) adotar medidas extraordinárias para o atendimento de necessidades prementes da população".

Além de protestar fechando algumas das principais avenidas da cidade, os grevistas também invadiram a sede da Guarda Municipal, ato que foi considerado ilegal pelo comandante do Policiamento Especializado da Polícia Militar, coronel Antônio de Carvalho. Segundo a assessoria de imprensa da Guarda Municipal, o órgão está identificando os participantes da invasão, que serão responsabilizados. Um dos pedidos do sindicato é que esses manifestantes não sofram represálias. Nesta sexta, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou a reintegração de posse pela PBH do imóvel.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)