(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Skinhead se passa por louco para não comparecer à Justiça em Belo Horizonte

Amigos dizem que jovem de 24 anos teria fugido para a casa da namorada


postado em 11/04/2013 06:00 / atualizado em 11/04/2013 07:10

(foto: Cristina Horta/EM DA Press)
(foto: Cristina Horta/EM DA Press)

O homem que se passa por skinhead e postou sua foto na internet tentando enforcar um morador de rua na Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, deixou de comparecer por duas vezes a audiências na Justiça para responder por outro crime, de agressão contra homossexual. Na última audiência, em 19 de março, a advogada dele apresentou um atestado alegando que seu cliente estava internado em um hospital psiquiátrico.

Segundo pessoas ligadas a Antônio Donato Baudson Peret, de 24 anos, ele teria viajado de ônibus para a casa dos pais da sua namorada, em Americana (SP). Há informações de que o rapaz teria ligações com o estudante de direito Gabriel Spínola, envolvido em um trote racista no mês passado, na UFMG. "Eles são do mesmo grupo e têm a mesma ideologia. Donato chama Gabriel de 'nazi nerd', por ele não ir para as ruas praticar atos de violência. Gabriel gosta mais do discurso, é mais envolvido no Movimento Pátria Nostra e faz mais pressão contra o casamento gay", disse um historiador que acompanha as atividades de grupos neonazistas de Belo Horizonte.

A assessoria de imprensa do Fórum Lafayette informou que uma nova audiência será marcada para Antônio Donato. Ele foi visto pela última vez no sábado, quando deixava o prédio onde mora, no Bairro Santo Antônio, Região Centro-Sul da capital. No dia anterior, ele postou no Facebook a fotografia dele com um homem identificado como morador de rua. O caso ganhou repercussão. Na madrugada de domingo, a fachada do prédio onde ele mora com a mãe foi pichada com frases em que é chamado de nazista.

CHUTES E SOCOS
Em 15 de abril de 2011, o acusado e outros três rapazes foram presos por espancar com socos e chutes o adolescente A. A. M. C., na época com 16 anos. Na primeira audiência, Antônio Donato não foi localizado e os três demais envolvidos aceitaram uma transação penal, proposta pelo Juizado Especial Criminal. Eles cumpriram três meses de prestação de serviços gratuitos à comunidade, por injúria, ameaça e lesão corporal. Na segunda audiência, Antônio Donato chegou a ser intimado, mas não compareceu. A advogada dele não foi localizada pelo Estado de Minas. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG), ela tem registro, mas não deixou nenhum contato em seu cadastro.

Em 7 de setembro de 2011, Antônio Donato e um adolescente de 17 anos espancaram com chutes e soco inglês um casal gay, que trocava carícias na Praça da Liberdade. Os dois foram presos. A vítima G. H. S. H., de 18 anos, foi chamada de "gay safado" e levou um golpe de canivete no ombro direito. Em 5 de janeiro de 2009, também na Savassi, a vítima foi um homossexual de 19 anos. Os dois casos não foram julgados pela Justiça.

O pai do acusado, o artesão Donato Peret Mauro, de 58 anos, disse que a fotografia do filho enforcando o morador de rua não passa de uma montagem feita por inimigos dele. "Meu filho se envolveu com o movimento dos carecas e tem muitos inimigos. Ele está sozinho em algum lugar, correndo o risco de que alguém o corte todo com uma tesoura", disse o artesão, que vive separado da família há 14 anos. "Não vou negar que meu filho participou de alguns movimentos, mas estão avacalhando com ele. Meu filho está correndo risco. As pessoas que querem matá-lo são perigosas, são piradas, drogadas", disse o pai.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)