(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura confirma duas mortes em decorrência da dengue em BH

A morte de uma jovem grávida de 20 anos ainda é investigada e não foi incluída no balanço da Secretaria Municipal de Saúde. Número de casos confirmados na capital sobe para 5.760


postado em 27/03/2013 18:01 / atualizado em 27/03/2013 18:38

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte confirmou duas mortes por causa da dengue na capital mineira. O primeiro caso é de uma mulher de 58 anos que faleceu no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, no dia 20 deste mês. O outro óbito é de outra mulher, de 53 anos, que morreu na última quinta-feira no Hospital Municipal Odilon Behrens. O caso de uma jovem de 20 anos que estava grávida e morreu em decorrência de dengue hemorrágica ainda não foi incluído no balanço. O órgão afirma que a situação ainda é investigada. A capital já registra 5.760 casos confirmados da doença.

A primeira morte aconteceu na quarta-feira da última semana. V.L.F.S de 56 anos, moradora do Bairro Sagrada Família, na Região Leste de BH foi atendida no posto de saúde da Avenida Petrolina. Ela foi medicada com paracetamol e passou o dia no soro. Como o resultado do exame de sangue não ficou pronto a tempo, ela foi liberada por volta das 18h20. No dia seguinte, o seu estado piorou e ela voltou ao posto, onde descobriu que suas plaquetas estavam muito baixas. A paciente, que tomava remédio controlado para pressão alta, estava com a pressão muito baixa, o que levou a equipe médica a transferi-la para o Hospital João XXIII, no fim da tarde. Ela morreu na unidade às 20h25.

O segundo óbito confirmado é de M.F.R, moradora da Região Noroeste de BH. Segundo a Secretaria de Saúde, a paciente é portadora de Lupus e apresentou os primeiros sintomas da dengue dia 17 deste mês. Ela chegou a ser atendida no Centro de Saúde Santos Anjos dois dias depois com sintomas de dengue clássico, sem sangramentos, com pressão baixa, em estado grave. A paciente recebeu atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento e foi transferida para o Hospital Municipal Odilon Behrens. Ela morreu na última quinta-feira.

O caso de uma jovem grávida que morreu nessa terça-feira na Santa Casa ainda é investigado. Informações preliminares divulgadas pela unidade de saúde indicam que a jovem foi internada na maternidade na madrugada de 21 de março. A equipe médica atestou que ela estava acometida por uma doença hematológica prévia, além de apresentar os sintomas da dengue hemorrágica. O quadro evoluiu e no sábado ela foi transferida para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital, onde morreu ao meio dia desta terça-feira. Apesar dos esforços para salvar mãe e filho, a paciente não resistiu e não foi possível realizar o parto há tempo de garantir a sobrevivência do bebê.

Epidemia

Os números da dengue continuam crescendo assustadoramente nos últimos dias. Em apenas uma semana, foram computados mais 1.545 casos de dengue na capital mineira, passando de 4.215, para 5.760 até esta quarta-feira. A Região Norte continua como o local onde há o maior número de casos, com 1.244 confirmações. Em seguida vem as regionais Nordeste, com 1.019 e Pampulha, com 754.

Nessa segunda-feira o governo do estado e a Prefeitura de Belo Horizonte assumiram enfrentar um quadro de epidemia. As autoridades ainda fazem uma previsão alarmante: o número de doentes pode aumentar significativamente até a segunda quinzena de abril, devido ao pico de contágio pelo mosquito transmissor da doença. Uma das principais justificativas para o avanço preocupante da doença é a circulação do sorotipo 4 do vírus, para o qual a população não está imunizada.

Conforme o último boletim divulgado pelo governo de Minas, o número de notificações da dengue saltou, num intervalo de sete dias, de 93.184 suspeitas para 123.694. Foram confirmados, 30 óbitos em decorrência da doença.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)