(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Policial acusado de agredir mãe e filha em BH já responde outro inquérito disciplinar

Nesta segunda-feira, a chefe do Comando de Policiamento da Capital, coronel Cláudia Araújo Romualdo, visitou as vítimas para esclarecer o que aconteceu na Estação do Metrô


postado em 25/03/2013 21:15 / atualizado em 25/03/2013 22:55

Coronel Claudia Araujo Romualdo, comandante do Comando de Policiamento da Capital faz visita à família de Mardele de Souza e sua filha Carolina Salomão, que denunciaram agressao de policial militar(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Coronel Claudia Araujo Romualdo, comandante do Comando de Policiamento da Capital faz visita à família de Mardele de Souza e sua filha Carolina Salomão, que denunciaram agressao de policial militar (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


O cabo do Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran) acusado de agredir mãe e filha em uma estação rodoviária na Região Leste de Belo Horizonte, já responde na Justiça por outro ato de indisciplina. O policial teria dormido durante patrulhamento em um hospital e chegou a ser preso por causa do ato. A informação foi dada pela chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Cláudia Araújo Romualdo, que visitou as vítimas no fim da tarde desta segunda-feira. No encontro, as duas mulheres confirmaram que estão recebendo ameaças devido à denúncia do abuso do militar.

O encontro estava marcado, inicialmente, para acontecer às 15h30. A comandante da PM e o assessor de comunicação da corporação, tenente-coronel Alberto Luiz, chegaram a ir na frente da casa das vítimas, mas foram informados que a estudante Caroline Salomão teve um imprevisto e não pôde chegar no imóvel. A conversa foi remarcada para as 17h30. A comandante chegou pontualmente no horário marcado. A militar, primeira mulher a assumir o posto no CPC, entrou no imóvel junto com Alberto Luiz e tiveram de esperar por 15 minutos a chegada da estudante, que pediu para não ser fotografada e também se recusou a dar entrevista. Ela foi acolhida pela irmã, que a parabenizou pelo aniversário, comemorado nesta segunda-feira.

O depoimento informal durou aproximadamente duas horas. “O propósito do encontro foi trazer a notícia da lisura e transparência da PM para apurar o caso. Ouvimos os relatos da mãe e da filha sobre o que aconteceu e também explicamos como funciona alguns aspectos da PM, como a abordagem policial”, disse a Coronel Cláudia Romualdo.

Empresária levou pontos e foi algemada com a filha(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Empresária levou pontos e foi algemada com a filha (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Caroline e a mãe dela, a empresária Mardele de Souza, denunciam o cabo Divino Nascimento por constrangê-las e agredí-las na noite de 17 de março, durante uma abordagem em uma das plataformas da Estação José Cândido da Silveira. Caroline dirigia um carro e alega que errou o caminho, entrando em uma área com acesso permitido apenas para ônibus. Segundo ela, o militar a abordou de forma agressiva e, ao tentar defendê-la, a mãe recebeu uma pancada na cabeça, que resultou em um corte profundo. Pouco depois, cinco viaturas e três motocicletas da PM chegaram ao local. As mulheres foram algemadas e levadas à delegacia, onde passaram a noite. Em relação à postura do militar, a comandante da PM prefere aguardas as apurações do fato. “Vamos aguardar o final da investigação para, aí sim, dar uma opinião sobre o fato sem fazer juízo de valor”, explicou.

Coronel Cláudia é a primeira mulher a assumir o comando do CPC(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Coronel Cláudia é a primeira mulher a assumir o comando do CPC (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
O cabo chegou a ser ouvido pela comandante e deu sua versão sobre os fatos. “Ele disse que estava há 30 minutos do fim do expediente e que no dia seguinte iria tirar férias. O cabo informou que não vai viajar neste período e solicitou ficar em uma atividade administrativa quando voltar, pois entendeu que é mais prudente”, comentou a coronel. O pedido do cabo foi repassado para o BPTran.

O militar já responde a um inquérito na Justiça Militar por outro ato de indisciplina. “Já teve um episódio em que ele estava em patrulhamento num hospital e dormiu em serviço. Já foi punido com a prisão, mas o processo ainda corre na Justiça”, disse a comandante.

A investigação sobre as agressões contra mãe e filha na estação do metrô tem um prazo de 40 dias para ser encerrado, que pode ser prorrogável para mais 20 dias. Mas, segundo à coronel, foi pedido prioridade nas apurações.

Veja as imagens da confusão na Estação do metrô


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)