(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Desfiles nas ladeiras de Ouro Preto vão ser vigiados por câmeras do Olho Vivo

Cidades históricas se preparam para a batucada e blocos já saem hoje às ruas de São João del-Rei


postado em 05/02/2013 06:00 / atualizado em 05/02/2013 06:41

Guarda Municipal já controla movimento nas principais ruas de Ouro Preto e atividade será intensificada no carnaval(foto: Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação)
Guarda Municipal já controla movimento nas principais ruas de Ouro Preto e atividade será intensificada no carnaval (foto: Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação)


Patrimônio cultural protegido, segurança para os foliões e o Rei Momo comandando a massa nas ladeiras históricas e espaços públicos de Minas. Pela primeira na história de seu carnaval, que atrai milhares de visitantes, Ouro Preto, na Região Central, terá como reforço o Guardião Ouro Vivo, nome que ganhou o projeto Olho Vivo na cidade. De acordo com informações da prefeitura, já está em operação um moderno sistema de câmeras espalhadas por diversos pontos para monitoramento 24 horas por dia tanto da festa como do dia a dia da população.

As 24 câmeras implantadas desde o ano passado, resultado da parceria do governo do estado e município, foram entregues à Guarda Municipal pela empresa responsável. Em Minas, o programa vai contemplar também outras cinco cidades coloniais: Congonhas e Mariana, na Região Central, São João del-Rei e Tiradentes, no Campo das Vertentes, e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.

Amanhã, às 12h, em reunião na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, será dada a largada para a folia, com o lançamento do programa Carnaval das Cidades Históricas. A iniciativa, capitaneada pela Secretaria de Estado do Turismo, em convênio com as prefeituras, visa uma divulgação conjunta dos desfiles de blocos, bailes populares e outros atrativos. Participam Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Tiradentes e mais quatro municípios do Circuito das Águas, no Sul do estado – Caxambu, Cambuquira, São Lourenço e Lambari. A intenção do governo estadual é aumentar, a cada ano, o número de cidades onde a animação é intensa e fortalece o turismo. Na solenidade de amanhã, estarão presentes blocos para aumentar a alegria.

Câmeras estão em pontos estratégicos(foto: Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação)
Câmeras estão em pontos estratégicos (foto: Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação)
Em Ouro Preto, o número de blocos está limitado a 400 pessoas e a intenção da prefeitura é descentralizar a folia, tirando a multidão do Centro Histórico. Em Mariana, a primeira cidade de Minas, a farra volta à área central – no ano passado, por decisão judicial e trabalho do Ministério Público (MP), houve cancelamento do carnaval no Centro, para garantir a integridade das edificações dos séculos 18 e 19. Segundo a secretária de Turismo, Míriam Rocha, a proposta é fazer um “carnaval família” nas praças da Sé e Gomes Freire (Jardins). “Toda a programação foi acertada com o MP, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e outros órgãos de proteção. Vamos focar nas marchinhas, no samba-rock e músicas dos anos 1960.” Ela disse que os bailes infantis estarão a todo o vapor.

Batuca, coração!

Também dono de um dos carnavais tradicionais de Minas, recebendo cerca de 20 mil visitantes, Diamantina traz como tema este ano a sonora frase “Aqui o seu coração bate e batuca”, numa referência aos blocos Bartucada e Bat-Caverna, que arrastam multidões. O chefe do departamento de produção cultural, Ricardo Luizz Santos, diz que a prefeitura investe R$ 1,5 milhão no carnaval, que começa oficialmente na quinta-feira e terá até a terça-feira gorda o desfile de 13 blocos.

Entre as novidades, está o retorno de dois blocos, que não se apresentam há 20 anos: o Balão Mágico e o Zé do Caixão. Para garantir uma animada folia em todos os cantos, estão sendo montados dois palcos, sendo um no Centro Histórico e outro no Largo Dom João, além de um tablado na Rua da Quitanda. Nesse local, os foliões vão poder sambar ao som do grupo de percussão Sambeco, que receberá várias bandas convidadas.

Em Diamantina, a eletrizante Bartucada vai se apresentar, durante cerca de cinco horas seguidas, na madrugada de sexta-feira (a partir da 1h), sábado (16h), domingo (1h), segunda (16h) e terça (1h). A Bat-Caverna entra em cena no sábado (1h), domingo (16h), segunda (1h) e terça (16h).

Em São João del-Rei, a farra já começou. “Temos tradição no samba e a rede hoteleira está bem ocupada”, diz Ulisses Passarelli, do setor de cultura da prefeitura. No total, serão 48 blocos e hoje fazem concentração, às 19h, os grupos Vasco Folia, no Bonfim, PSF Saúde e Se mamãe deixar…, no Centro.

No reinado de Momo, vão desfilar sete escolas de samba e quatro blocos. Na vizinha Tiradentes, a secretária municipal de Cutura e Turismo, Mariana Cavalcanti, diz que 23 blocos vão desfilar no Centro Histórico, uma média de três por noite. De sábado a terça, quatro bandas vão pôr o povo para pular no Largo das Forras, com shows às 19h e às 24h.


Enquanto isso, sai lista dos desfiles de BH

Sai a lista das escolas de samba e blocos caricatos que vão desfilar em Belo Horizonte. A Estação do Samba será montada na Avenida dos Andradas, no Centro. No domingo, os blocos Academia do Samba Por Acaso, Acadêmicos de Vila Estrela, Aflitos do Anchieta, Bacharéis do Samba, Corsários do Samba, Infiltrados de Santa Tereza, Inocentes de Santa Tereza e Mulatos do Samba. Segunda-feira é a vez de as escolas entrarem na avenida. Acadêmicos de Venda Nova, Canto da Alvorada, Cidade Jardim e Estrela do Vale estão no grupo principal. Já as estreantes Imperavi de Ouros e Força Real desfilam no grupo de acesso. Os ingressos para acompanhar o desfile podem ser retirados gratuitamente até quinta-feira. Mais informações: www.pbh.gov.br.


CONFETES & SERPENTINAS


Sabará
Folia para todo lado em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que este ano tem a Passarela do Samba, no Largo do Barão, por onde vão desfilar escolas de samba e trios elétricos. O tradicional carnaval no Centro Histórico continua, com desfile de blocos caricatos e o chuveirão – um jato d’água do Corpo de Bombeiros usado para molhar os foliões. A programação começa a esquentar na sexta-feira, quando blocos já vão para as ruas às 18h. Nesse dia, às 21h30, haverá show de Saulo Laranjeira.

Itabirito
A estimativa é de que 35 mil pessoas por dia curtam o carnaval de Itabirito, na Região Central, que prepara uma programação diversificada, de quinta-feira até dia 12. O palco Folia, no largo do Banco do Brasil, será voltado para quem gosta dos novos sucessos do axé. As músicas dos anos 1970 até a década de 1990 terão espaço privilegiado no palco Cores Vivas, na Travessa Domingos Pereira. Já a Praça da Estação terá atrações para quem aprecia os antigos carnavais ao som das marchinhas. Os destaques são os desfiles dos bonecos Anões Gigantes, da Companhia Navegantes, no sábado e na segunda-feira de carnaval, às 15h.


Nova Lima
Blocos, bandas carnavalescas e apresentação da corte momesca. O agito começa na sexta-feira em Nova Lima, que promete fazer carnaval para toda a família. A atração mais famosa é o Bloco dos Sujos, no domingo. A turma sai da Praça Bicame, às 10h, e vai até a Praça Bernardino de Lima. Um concurso vai premiar as 10 fantasias mais criativas. Com exceção do domingo, quando a folia começa mais cedo, estão programados desfiles, shows e bailes de máscaras todos os dias do carnaval das 14h até o fim da noite.

Juiz de Fora
Famosa pelas escolas de samba, Juiz de Fora, na Zona da Mata, já está no clima da folia desde o fim de janeiro. Hoje e amanhã, tem desfile de blocos no Parque Halfeld, mas é na quinta-feira que a programação fica mais agitada. Os desfiles das escolas de samba ocorrem a partir de domingo até a terça-feira de carnaval, na Avenida Brasil, transformada, durante o período, em Passarela do Samba.

Mariana
A primeira vila do ouro de Minas, Mariana, alia tradição dos carnavais antigos com os hits da moçada. Atrações como Péricles – que integrou o Exaltasamba –, Jeito Moleque, Rapazolla e Diego Faria dividem espaço com Zé Pereira da Chácara, considerado o bloco mais antigo na ativa do país. O bloco desfila em todos os dias do carnaval, às 20h.


Diamantina
A Batcaverna e a Bartucada, blocos mais famosos de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, vão destacar as marchinhas em seus repertórios. Os grupos de percussão agitam a Praça do Mercado Velho de Diamantina, de sexta-feira até a terça de carnaval. Mas a abertura da folia ocorre na quinta-feira, com o bloco Me ampara se não eu caio, na Rua do Amparo, Centro.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)