(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas O QUE EU DARIA AO MUNDO SE EU FOSSE PAPAI NOEL...

Grupo de crianças reunidos pelo EM revela o presente que daria ao mundo neste Natal

As crianças sabem que herdaram um planeta machucado, necessitado de reparos e de ajuda para não se tornar inabitável. Que o homem precisa mudar o comportamento destrutivo e intolerante. Mas elas encantam pelo otimismo e esperança. Reunidos pelo Estado de Minas na PRaça da Liberdade, cartão-postal de BH, o grupo com idade entre 8 e 11 anos passam à humanidade uma mensagem de amor, amizade, paz e de respeito aos recursos naturais, como se fossem um Papai Noel dotado de superpoderes


postado em 25/12/2012 06:00 / atualizado em 25/12/2012 07:31

(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)


O Estado de Minas reuniu um grupo de crianças para lhes perguntar: se fosse um Papai Noel com superpoderes, que presente daria ao mundo? E o local não poderia ser mais apropriado: Praça da Liberdade, cartão-postal de Belo Horizonte, palco de grandes eventos e manifestações que marcaram a história da capital, de Minas e do país. Lugar de transformação, de mudanças, onde, por mais de uma vez, debateram-se os diretos do homem.

As crianças, estudiosas, orgulho dos pais, sabem que boa parte dos danos causados ao planeta e à humanidade é irrecuperável. Têm consciência de que o homem brigou e briga por território, riquezas, religião ou ideologias. Cortou árvores, cavou o chão e sujou as águas e o ar para se assentar e sobreviver. E agora está trocando a inteligência natural pela artificial, sem medir consequências.


Elas ficam pensativas diante da pergunta e logo levantam a voz da esperança, porque sabem que depende delas salvar o que ainda pode ser salvo. São cheias de imaginação e perspectiva. Falam de amor, fraternidade, amizade, companheirismo, paciência e tolerância. Em banir as guerras e a desigualdade. Limpariam rios, lagos, córregos, mares e matas. Soprariam para longe a fumaça e a poeira que contaminam o ar. Buscariam convivência pacífica com os animais e os protegeriam.

Entre palmeiras imperiais e diante do Palácio da Liberdade, Lucas e Gabriel (gêmeos), Maria Eduarda, Fernanda, Sara, João Antônio, Luísa, Renato, Victor Sanches, Rubens e Vítor Oliveira falam de transformação de pensamentos para um futuro viável na Terra.

 

Maria Eduarda:
Maria Eduarda: "Consciência, amizade, bondade, convivência. Acho que com isso o mundo e a humanidade seguiriam bem melhor" (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

 

Victor Lopes:
Victor Lopes: "A cada pessoa eu daria uma máquina de desejos, para que todos os seus sonhos se tornem realidade. Daria ao mundo paz e felicidade" (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

 

Luisa Costa, 10 anos :
Luisa Costa, 10 anos : "Eu daria uma varinha mágica para plantar árvores onde o homem cortou e um pozinho mágico para despoluir rios, mares e o ar" (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

 

Victor Sanches:
Victor Sanches: "Paz. Por que tantas guerras? Por que tanta violência? As pessoas seriam mais felizes se vivessem sempre em paz" (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

 

Fernanda Toledo:
Fernanda Toledo:"Eu daria amor, justiça, igualdade e consciência para que as pessoas cuidem de um dos bens mais importantes do planeta: a água (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

 

Renato Motta:
Renato Motta: "Saúde para todas as pessoas. Saúde para não perdermos nunca as pessoas que amamos. Que elas vivam para sempre" (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

 

Lucas Menezes:
Lucas Menezes: "Paz, muita paz. O mundo sofreu e sofre com as guerras. Precisamos acabar com a violência. Então, paz é o que mais desejo" (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

 

Sara Bicalho:
Sara Bicalho: "Consciência, amizade, bondade, convivência. Acho que com isso o mundo e a humanidade seguiriam bem melhor" (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)