(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ônibus movido a gás natural começa a circular em BH na próxima segunda-feira

O veículo será testado durante seis meses na capital mineira


postado em 24/10/2012 17:13 / atualizado em 24/10/2012 17:17

O ônibus tem capacidade para 42 passageiros sentados e 35 em pé(foto: Divulgação)
O ônibus tem capacidade para 42 passageiros sentados e 35 em pé (foto: Divulgação)

Vai começar a circular na próxima segunda-feira um ônibus movido a gás natural. O veículo vai fazer a linha 1280 (Lindeia – Via Cidade Industrial – Belo Horizonte) e será um projeto piloto para testar a viabilidade do coletivo. A iniciativa é uma parceria entre a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), a montadora Iveco e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitano (Sintram).

O ônibus em teste é o Eurorider, um veículo urbano, 4x2, movido a GNV, com motor FPT Cursor 8, câmbio automático e suspensão pneumática, desenvolvido na Europa. Ideal para aplicações rodoviárias e, futuramente, urbanas, o Iveco Eurorider tem capacidade para 42 passageiros sentados e 35 em pé.

O modelo foi desenvolvido na Europa e será testado pela primeira vez no Brasil, por meio do projeto piloto empreendido em Minas para avaliar o comportamento do veículo nas condições reais do país. Ele ficará em operação pelos próximos seis meses. A intenção é incentivar a utilização do gás natural em veículos pesados. O sistema já é amplamente utilizado no transporte público de passageiros em países da Europa, como França, Itália, Espanha e Inglaterra, e nos vizinhos Venezuela, Argentina e Colômbia.

“Trata-se de uma experiência, tenho certeza, que já nasce vitoriosa. Nós estamos colocando, no mesmo experimento, iniciativas extremamente positivas. Temos de um lado a tecnologia de uma empresa avançada, a Iveco, de primeiro mundo, globalizada e que está trazendo para nós algo muito positivo que é esse novo ônibus. Certamente, teremos auspiciosas notícias cada vez mais próximas, para que o funcionamento dessa frota seja consolidado e ela se estenda também para outros Estados”, afirmou o governador Antonio Anastasia que participou do lançamento do projeto.

O modelo reduz entre 10% a 30% o custo operacional, isso pode reduzir futuramente as tarifas do transporte. Os veículos movidos a gás natural apresentam um nível de ruído de seis decibéis abaixo do nível emitido pelo mesmo modelo de veículo a diesel. Além disso, também são menos poluentes. Os motores a gás natural emitem 95% menos óxido de nitrogênio. Ao contrário do diesel, a queima do gás natural não produz óxido de enxofre e elimina 22% menos gás carbônico no ar.

(Com Agência Minas)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)