(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndios ainda persistem em Unidades de Consevação no Estado

Nesta segunda-feira, brigadistas combateram focos de incêndios em nove unidades de conservação Estaduais e uma Federal


postado em 01/10/2012 19:52 / atualizado em 01/10/2012 20:07

A chegada de uma frente fria em Minas Gerais foi grande aliada no combate aos incêndios. Porém, foi só a temperatura subir um pouquinho para as chamas voltarem. Nesta segunda-feira, brigadistas combateram o fogo em nove Unidades de Conservação Estaduais e uma Federal. Em somente uma delas, na Área de Proteção Ambiental (APA) de Pandeiros, em Bonito de Minas, no Norte do Estado, três focos consumiram a vegetação.

“Os incêndios aparecem conforme o período de chuva. Passou a frente fria e trouxe um pouco de chuva que ajudou a apagar alguns focos. Mas com a volta do calor teremos uma média de 15 incêndios por dia”, explica o diretor de prevenção e combate a incêndios florestais da Secretaria de Estado de Meio-Ambiente Sustentável (Semad), Henri Dubois Collet.

Apesar do grande número de queimadas, os focos de calor reduziram bruscamente em relação a 2011, no acumulado entre janeiro e setembro. Nesse período do ano passado, foram detectados 15.128 focos e neste ano o número é de 8.286. Uma das hipóteses para a diminuição é a força no combate às chamas. “Quando recebemos os chamados atendemos em cerca de 40 minutos. A rapidez para combater as chamas ajuda a não deixá-las alastrarem. Com isso, podemos ter o controle mais rapidamente”, explica Collet.

A maioria das queimadas são causadas, propositalmente, por moradores. “Podemos colocar que 99% das queimadas são provocadas por pessoas que querem limpar o terreno para plantar”, alerta o o diretor.

Nesta segunda-feira, os brigadistas conseguiram debelar as chamas em algumas unidades de conservação. Na APA de Pandeiros, os trabalhos começaram no início da manhã em três focos. Eles foram debelados, porém no fim do dia surgiu mais um, que continuará a ser debelado nesta terça-feira. Na Serra do Rola Moça, no Parque Serra do Brigadeiro, em Orizania, na Região da Zona da Mata, na RDS Veredas do Acari, na Chapada Gaúcha, Região Norte as situações também foram controladas.

O fogo ainda segue sem controle no Parque Serra Cabral, em Joaquim Felício, na Região Central do Estado, no Parque Serra das Araras, na Chapada Gaúcha, na APA Serra do Sabonetal, em Itacarambi, no Norte de Minas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)