(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Copasa toma medidas emergenciais para evitar falhas no fornecimento de água na Grande BH

A situação mais crítica no Estado é na Região Norte. Cidades estão sendo abastecidas com caminhões-pipa. A principal causa do problema é a estiagem


postado em 18/09/2012 19:58 / atualizado em 18/09/2012 20:04

Para evitar que mais moradores fiquem sem o abastecimento de água na Grande BH, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) tomou algumas medidas emergenciais para tentar aumentar o nível dos reservatórios que abastecem a região. Desde a noite de quinta-feira, a produção de água no sistema que abastece essas áreas que estão tendo intermitências no fornecimento de água foi aumentada. A média de 14 mil litros por segundo passou para 16,3 mil litros por segundo.

Com a medida, a Companhia espera que os reservatórios atinjam o nível necessário para melhorar o abastecimento das partes altas das cidades de São José da Lapa, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Ribeirão das Neves, Sabará e Ibirité, além da região do Olhos D’Água, na Região Oeste, cujo abastecimento está sendo feito somente no período noturno. Também foi colocada em funcionamento a ampliação do reservatório do Bairro Jardim Riacho, em Contagem.

A baixa nos reservatórios de água foi causada, segundo a Copasa, pelo longo período de estiagem associado ao aumento do consumo devido ao calor excessivo. Até o fim da semana, outros planos serão colocados em ação. Um novo reservatório no Bairro Vila Ical, em São José da Lapa, na Grande BH, irá entrar em operação o que deve aumentar a oferta de água para região.

Parte da nova adutora, chamada de linha azul, também será colocada em funcionamento, nesta quarta-feira. Ela interliga os dois maiores sistemas de água da Copasa, o Rio das Velhas e os sistemas da Bacia do Paraopeba (Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores).

A falta no abastecimento de água na Grande BH levou a moradores protestarem. No domingo, a população de Vespasiano fechou a MG-010 por duas vezes, o que deixou o trânsito complicado.  Moradores de Ibirité também foram às ruas na última quinta-feira para protestaram pela falta de água na cidade. Os manifestantes fecharam a rodovia Renato Azeredo, no Bairro Vila Ideal, pela manhã.

Região Norte de Minas

Os problemas com o abastecimento de água se estendem para outras cidades mineiras. A situação mais crítica é com os municípios do Norte do Estado. Várias localidades estão sendo abastecidas apenas com caminhões-pipa. Em Cristália, o sistema foi paralisado devida à baixa vazão do manancial.

Algumas medidas já estão sendo tomadas na região. Nos sistemas de Bonito de Minas, Ibiracatu , Brasília de Minas, Lontra, São João das Missões, Icaraí de Minas e Chapada Gaúcha, que estavam com problemas no abastecimento a baixa vazão dos poços, a Copasa está realizando manobras operacionais para evitar que os imóveis fiquem desabastecidos durante o dia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)