
Um simbolo de Belo Horizonte que vem sendo depredado ao longo dos anos vai ganhar uma sobrevida nesta sexta-feira. Um grupo de jovens que frequenta o Viaduto Santa Tereza todas as sextas-feiras no Duelo de MC's, evento que se tornou tradicional na região, vai trocar os microfones por vassoura e luvas, para fazer uma limpeza no local. “A motivação pontual é a ideia de fazer um ato simbólico para chamar a atenção para as pessoas que ocupam esse espaço como forma cultural. Além disso, fazer as pessoas que frequentam o local refletir sobre a importância daquele espaço como uma local cultural da cidade”, explica um dos integrantes da Família de Rua, organizadora do evento, Pedro Valentim.
Na última segunda-feira o Estado de Minas mostrou a situação do elevado. O local está com as escadas destruídas, cheiro insuportável, pichação por todo lado, buracos nas calçadas, fiação exposta e uso de drogas são exemplos daquilo em que se transformou o elevado.
Segundo o Patrimônio Cultural de Belo Horizonte há um projeto de revitalização para o local que está em fase de reajuste de preços pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), já que o estudo é de 2008. Nele estão prevista a restauração dos arcos, reativação de banheiro público, reconstrução das escadas e calçadas e infraestrutura para as atividades culturais realizada embaixo do viaduto.
Os grupos que se encontram no local, gostaram da ideia. “Nós fomos consultados para a confecção do dele. É um projeto simples que resolve situações necessárias naquele espaço”, disse Pedro Valentim.
O ato, que é divulgado por meio do Facebook, vai começar às 16h. Segundo os organizadores, durante a limpeza, haverá apresentações culturais, com grupos de percussão, roda de samba, e o tradicional duelo de MCs.
