(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretaria de Saúde lança Programa Estadual de Combate ao Câncer de Mama


postado em 12/04/2012 16:40

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou, nesta quinta-feira, novas ações no controle do câncer de mama. A nova proposta está baseada em uma mudança no modelo de controle da doença. A partir de agora, a faixa etária prioritária será ampliada para 45 a 69 anos, o acesso à mamografia será facilitado e o diagnóstico será agilizado, com objetivo de iniciar rapidamente o tratamento do câncer de mama.

O acesso à mamografia de rastreamento é realizado por meio de uma requisição, que é entregue à mulher após uma consulta médica. A partir de agora, a mulher não necessitará mais ir previamente ao médico para receber uma requisição, e poderá solicitar um formulário em qualquer Estabelecimento de Saúde Pública, como as Unidade Básicas de Saúde (UBS) e Centros Viva Vida de Referência Secundária.

Após os laudos, os exames deverão ser enviados para a Unidade de Saúde de referência indicada na requisição. Para facilitar a definição diagnóstica do câncer de mama foi criado um sistema de classificação que estabelece o fluxo e a prioridade no atendimento das mulheres em função dos resultados encontrados.

Todos os resultados do exame de mamografia deverão, assim, ser disponibilizados com os adesivos informando a classificação do exame e o procedimento a ser realizado. Nos casos de diagnósticos que apresentam cerca 70% chance de confirmação de câncer de mama, as pacientes serão encaminhadas para as unidades Centro Viva Vida de Referência Secundária ou para outras unidades de referência.

Em casos de resultado benigno, a mulher deve ser orientada a realizar da mamografia semestralmente. Já aquelas que apresentarem resultado normal, serão orientadas a realizar a mamografia a cada dois anos.

Com Agência Minas


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)