(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Outono chega frio e seco em Minas

O verão termina oficialmente hoje, mas ontem já era possível ver casacos e cachecóis pelas ruas. Meteorologistas estimam baixas temperaturas e um longo período de estiagem


postado em 20/03/2012 06:00 / atualizado em 20/03/2012 06:36

População foi obrigada a retirar antecipadamente casacos e botas dos armários para encarar as baixas temperaturas na capital à véspera da chegada do outono(foto: ALEXANDRE GUZANSHE/ EM/ D.A PRESS)
População foi obrigada a retirar antecipadamente casacos e botas dos armários para encarar as baixas temperaturas na capital à véspera da chegada do outono (foto: ALEXANDRE GUZANSHE/ EM/ D.A PRESS)

Cachecóis, botas e jaquetas desfilam pelas ruas e dão pistas de que a estação mais quente do ano, o verão, chegou ao fim. O outono começou hoje às 2h14 com baixas temperaturas e previsões sombrias de seca. “Fevereiro foi considerado o mês mais seco de Belo Horizonte nos últimos 30 anos e o outono terá uma das estiagens mais severas da história de Minas”, alerta o meteorologista Ruibran dos Reis, do Centro de Climatologia Minastempo. Segundo Ruibran, a baixa umidade relativa do ar deve favorecer focos de incêndio em todo o estado nos próximos meses e o tempo deve apresentar características típicas de deserto entre junho e agosto.

As regiões Norte e Nordeste e alguns municípios do Leste de Minas devem ser os mais afetados pela seca no outono. Sem chuvas significativas desde 5 de janeiro, esses locais acumulam déficit hídrico de até 600 milímetros. O Triângulo Mineiro também deve sofrer os efeitos da estiagem, pois cidades como Uberaba e Uberlândia chegam ao fim do verão com déficit de 300 a 400mm de chuva. “Apenas as regiões Central, Oeste e Zona da Mata tiveram chuvas consideráveis no verão. As demais já sentem os prejuízos nas plantações, nas criações de gado e no abastecimento de água para a população”, diz Ruibran.

O frio, que mudou a paisagem em Belo Horizonte no fim de semana, deve permanecer nos próximos dias e, pelo menos até sexta-feira, uma frente fria deve favorecer temperaturas mais amenas e tempo nublado, com possibilidade de chuviscos ao longo do dia. Nessa segunda-feira, os termômetros na capital variaram de 14 a 25 graus, dentro da média esperada para esta época do ano. “A principal queda ocorreu nas temperaturas máximas, pois saímos da casa dos 30 graus para 25 a 26 graus esta semana”, afirma o meteorologista.

Nas ruas

A queda da temperatura dividiu opiniões nas ruas de BH. “O frio me pegou de surpresa e tirei todos os agasalhos do armário. Estou triste com essa mudança brusca no tempo. O verão tem um astral melhor e ainda não estou gostando da ideia de trocar short, vestido e sandália rasteirinha por jaqueta de couro e bota,” reclamou a dona de casa Cleide Morais Mortimer, de 59 anos. Já a psicóloga Cynara Bragança Muzzi, de 30, se despede aliviada do verão. “Adorei a possibilidade de pôr um cachecol no pescoço. O acessório esquenta e dá charme ao visual. O verão foi muito quente e até desconfortável. Por isso, estou gostando do fato de o outono chegar trazendo um friozinho. O clima fresco torna a cidade e nossa rotina mais agradáveis.”

Renata Monteiro, de 36 anos, empresária, aproveitou o frio para passear com a pequena Marina Monteiro, de 1 ano e meio. “Adoro frio. Basta começar uma brisa e já aproveito para colocar roupas mais fechadas e elegantes. As crianças são as que mais sofrem com a mudança no tempo, por isso a minha sobrinha Marina está bem agasalhada, com blusinha acolchoada e bota.”

Para o restante do estado a previsão também é de temperaturas mais amenas e tempo nublado com possibilidade de chuvas ocasionais. As exceções são o Sul e o Triângulo Mineiro, que não devem registrar chuvas nos próximos dias. De acordo com o Centro de Climatologia Minastempo, os termômetros devem variar de 17 a 23 graus na Zona da Mata; 18 a 24 graus no Sul; 19 a 27 graus no Triângulo e no Norte; e de 19 a 29 graus no Leste.

As temperaturas amenas e o tempo seco previstos para este outono são reflexo do enfraquecimento do fenômeno La Niña em todo o Brasil. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Ministério da Ciência e Tecnologia, o evento meteorológico, caracterizado pelo resfriamento das águas do Pacífico nos litorais do Peru e Equador, deve perder força ao longo do trimestre de março a maio, mantendo as temperaturas baixas e as chuvas escassas, com atuação frequente de frentes frias e massas de ar polares.


Emergência

O estado sequer se recuperou dos estragos das chuvas do início do ano e já tem 35 municípios em situação de emergência por causa da seca. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), as cidades, todas no Norte de Minas e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, estão encaminhando pedidos formais para receber ajuda de caminhões-pipa e doação de cestas básicas.


Previsões para o outono em BH

Temperatura mínima média: 14 graus
Máxima média: 25 graus
Há previsão de dias mais frios e úmidos em abril, por causa da atuação de frentes frias e massas de ar polares

Balanço do verão
Maior temperatura em BH: 32,8 graus, em 2 de março
Maior temperatura em Minas: 36,7 graus em Governador Valadares, em 8 de fevereiro
Menor umidade relativa do ar em Belo Horizonte: 28%, na última semana de fevereiro

Chuvas em Belo Horizonte
Janeiro: 501 milímetros (previsto: 296mm)
Fevereiro: 43,6mm (previsto: 188mm)
Março: 166,4mm (previsto: 163,4mm)

Maior seca do verão de Minas
Região Norte, desde 5 de janeiro sem chuvas significativas

Chuvas em Montes Claros
Janeiro: 31mm (previsto: 192mm)
Fevereiro:  1,2mm (previsto: 115mm)
Março: 4,8mm (previsto: 125mm)


FONTE: METEOROLOGISTA RUIBRAN DOS REIS, DO CENTRO DE CLIMATOLOGIA MINASTEMPO
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)