(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Avião de pequeno porte cai e fica preso na rede elétrica em Queluzito, Região Central de Minas

Dois passageiros da aeronave foram resgatados sem nenhum ferimento


postado em 07/02/2012 19:29 / atualizado em 07/02/2012 23:47

Dois ocupantes de um monomotor viveram momentos dramáticos na tarde desta terça-feira depois que a aeronave atingiu um cabo da rede de alta tensão e ficou pendurado pela roda do trem de pouso direito e parte da asa traseira, de cabeça para baixo. O avião, um Cessna 152, de dois lugares, prefixo N 252283, decolou do aeroporto de Conselheiro Lafaiete, Região Central, e sobrevoava a cidade vizinha de Queluzito, a 122 quilômetros da capital.

Na aeronave estavam o cabo PM Cristian Fernandes Silva, de Lafaiete, e o comerciante Michel dos Santos Vieira, de Viçosa (Zona da Mata), ambos pilotos. O Cessna, ano 1977, que tem matricula dos Estados Unidos, em novembro realizava vôos naquele país, tendo como base o aeroporto de Daytona Beach, na Flórida.

De acordo com o tenente Ronaldo Rosa Lima, do Corpo de Bombeiros, o resgate dos ocupantes do avião teve que ser por meio de técnicas de rapel. “Não era possível a aproximação de nosso helicóptero, pois o deslocamento de ar poderia causar a queda do avião. Subimos numa torre, cerca de 400 metros de distância do local em que estava a aeronave, e fizemos chegar o equipamento até o piloto, já que era impossível um bombeiro chegar ao local sem o risco de queda do aparelho e os ocupantes”, explicou

Depois de mais de duas horas, Cristian e Michel conseguiram sair do avião, sem ferimentos, e foram içados até a torre em que estavam os bombeiros. Os dois não sofreram ferimentos. Eles ainda conseguiram amarrar o tem de pouco ao cabo, para fixá-lo até a retirada do aparelho por meio de um guindaste, previsto para hoje.

De acordo com a Cemig, a aeronave tocou primeiro o cabo neutro, o mais resistente, às 16h54, fazendo com que o sistema desarmasse. A voltagem da rede é de 138 mil volts e, se o sistema não desarmasse, poderia ocorrer um curto circuito, com risco de explosão da aeronave. Por cerca de 50 minutos, até que fosse concluída uma manobra de desvio da rede de distribuição de alta tensão, moradores das cidade de Queluzito, Piranga, Carandaí, Capela Nova, Lamin, Senhora de Oliveira e Rio Espera ficaram sem energia elétrica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)