(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rio Doce sobe e deixa população de Governandor Valadares com medo

Na sexta-feira, o rio subiu 4,15 metros acima do seu leito normal, provocando a terceira maior enchente da história do município. No domingo à noite uma chuva fina caiu na cidade e voltou a oscilar o nível do rio


postado em 09/01/2012 10:29

O Rio Doce voltou a subir na noite deste domingo, em Governador Valadares, preocupando as autoridades e causando medo junto à população. Na sexta-feira, o rio subiu 4,15 metros acima do seu leito normal, provocando a terceira maior enchente da história do município, que atingiu cerca de 20 bairros e deixou 126 famílias (total de 490 pessoas desabrigadas). No sábado, o Rio Doce começou a baixar, dando a esperança aos desalojados de começar a retornar para a casa.

Às 14 horas deste domingo, o nível do rio baixou para 2,80 metros acima do leito normal.Mas, durante a tarde voltou a subir e ás 20 horas estava 2,86 metros acima do nível normal. Outro fato que preocupa as autoridades é a previsão de que a cidade terá fortes chuvas até esta terça-feira. Conforme comunicado encaminhado à Prefeitura de Governador Valadares pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e pelo Gabinete do Governador, no período entre a última sexta-feira e amanhã (terça-feira), as precipitações no município deverão oscilar entre 100 e 150 milímetros. Ontem à noite, caía uma chuva fina na cidade.

“A população deverá ser alertada quanto ao risco de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de encostas”, diz o comunicado da Defesa Civil, que t chama atenção para o risco de deslizamento. “Como o solo já está totalmente saturado, o risco de deslizamento é muito alto, independente do volume de chuva que cair”, alerta.

Por causa da inundação, desde sexta-feira que foi decretado de calamidade pública em Governador Valadares. Ontem à tarde, chegou à Prefeitura de, 750 quilos de medicamentos destinados ao atendimento aos atingidos pela enchente. Foram recebidos remédios como antibióticos, antiinflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, cateteres e seringas, entre outros materiais. “Os medicamentos emergenciais. Um relatório mais completo será feito pelo município para que Valadares receba mais medicamentos para tratar daqueles que estão sendo atingidos pela enchente”, declarou a prefeita da cidade, Elisa Costa (PT).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)