(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prédio é interditado por risco de desabamento no Buritis

O edifício de três andares apresenta rachaduras, trincas e problemas estruturais que pioraram com o início das chuvas


postado em 22/10/2011 20:50 / atualizado em 27/10/2011 15:55

(foto: Reprodução Google Street View)
(foto: Reprodução Google Street View)

Um prédio de três andares foi interditado no Buritis, Região Oeste de Belo Horizonte, no fim da tarde deste sábado. Moradores chamaram a Defesa Civil da capital por causa do risco de desabamento do edifício que fica na Rua Laura Soares Carneiro. Eles temiam o desmoronamento com o início do período chuvoso. A Defesa Civil notificou os moradores e retirou uma família do prédio. Segundo o órgã, o primeiro andar apresenta trincas, rachaduras nos cômodos e no muro lateral. A faixada frontal do prédio  também está comprometida.

De acordo com a Defesa Civil, o prédio foi vistoriado ano passado e as famílias também haviam sido notificadas sobre os problemas estruturais. Depois da fiscalização de 2010, moradores informaram que foi feito um reforço na fundação do prédio. Este ano, com o início das chuva, os problemas voltaram. As famílias dos seis apartamentos foram notificadas e o síndico deverá comunicar a interdição, além de apresentar para a Defesa Civil um laudo de estabilidade.

Essa semana parte de três casas desabou em BH. Na manhã de terça-feira, cômodos de uma residência que fica ao lado de um prédio em construção, na Rua Silveira, Bairro da Graça, na Região Leste, cederam. De acordo com a Defesa Civil, um muro de contenção da obra não aguentou e provocou o acidente.

Na sexta-feira, duas casas desabaram, na Rua Rio Casca, Carlos Partes, região noroeste. Os moradores foram retirados no dia anterior ao acidente evitando uma tragédia. Eles atribuem o desmoronamento a obras em um prédio vizinho. A empresa responsável abrigou famílias em um hotel e aguarda laudo da Defesa Civil sobre as causas.

COMO FICOU? DESABAMENTO NO ANCHIETA

O problema nos prédios remete às obras de ampliação do Shopping Plaza Anchieta, no Bairro Anchieta, na Região Centro-Sul da capital. Em julho de 2009, o Edifício Ágata (o centro comercial foi construído nos fundos do terreno desse prédio) apresentou problemas estruturais e teve de ser esvaziado às pressas. No dia 2 de abril do ano passado, o muro desabou e abalou quatro condomínios vizinhos – Érika, Lenise, Mônica e Ouro Preto. Famílias tiveram de abandonar as casas e o shopping foi interditado 10 dias depois. Elas passaram a morar em hotéis e a brigar na Justiça pela reparação dos danos.

No fim de maio deste ano, durante audiência de conciliação no 2º Tribunal do Júri, no Fórum Lafayette, ficou acertado que a empresa responsável pela construção do Shopping Plaza Anchieta pagaria R$ 700 mil a cada uma das cinco famílias moradoras do Ágata. Moradores do Mônica também fecharam acordo com os empreendedores para a recuperação dos prédios. De acordo com a assessoria do empreendimento, está em curso acordo para a recuperação dos apartamentos do Érica, Lenise e Ouro Preto. Obras no edifício Ágata também estão sendo feitas.

(Com Junia Oliveira)

Especialista afirma que características do solo do Bairro Buritis favorece os desabamentos. Veja:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)