(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sabará celebra missa para comemorar seus 300 anos


postado em 17/07/2011 19:12

Irene e Unias de Mello, casados ha 53 anos e moradores da histórica Sabará(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Irene e Unias de Mello, casados ha 53 anos e moradores da histórica Sabará (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
 

Os cerca de 130 mil moradores de Sabará, fundada às margens do Rio das Velhas, comemoraram neste domingo os 300 anos da data em que a Arraial da Barra do Sabará, considerado o primeiro povoado do estado, se transformou na Vila de Nossa Senhora da Conceição do Sabará.

As festividades começaram com missa campal, na Praça Melo Viana, em frente à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, conhecida como a Igreja Antiga. A programação dos 300 anos de vila, que se concentra este mês, vai se estender até o ano que vem. Durante a missa, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo fez questão de ressaltar o vínculo entre a fé e o município. “Sabará sustenta um grande tesouro, que é a fé de seu povo. Nas semanas santas, esse traço ganha repercussão nacional.” Filho da terra, Gilberto José da Costa Rocha, de 51 anos, provedor da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, é prova de uma história construída sobre a fé. “Sinto-me parte desses 300 anos, pois as irmandades ajudaram a erguer várias igrejas.”

Paisagens

Ontem, em vez dos bandeirantes do século 17, quem desbravou Sabará, aos pés da Serra da Piedade, foram os ciclistas. Num percurso de quase 20 quilômetros, eles puderam avistar, além de paisagens bucólicas, o patrimônio histórico do município. “Estamos encantados com as construções antigas”, afirma o ciclista Weslley Soares, de 30. Ele e três amigos recarregavam as garrafinhas no Chafariz do Kaquende, de 1757, passagem obrigatória de quem visita a cidade.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)