(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Reforma da Praça da Assembleia começa no início de 2012


21/06/2011 06:00 - atualizado 21/06/2011 07:49

Espaço vai ganhar cara nova graças a parceria com a iniciativa privada
Espaço vai ganhar cara nova graças a parceria com a iniciativa privada (foto: Euler Júnior/EM/D.A Press - 7/4/11)


O início das obras de revitalização da Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia, no Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte está previsto para o começo de 2012. A informação é do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB). Sem revelar parceiros da iniciativa privada que vão bancar a reforma, o parlamentar afirma que o projeto, que será elaborado pelo Legislativo, terá como base as sugestões de frequentadores.

De acordo com balanço divulgado ontem, a Assembleia recebeu 4.510 na consulta popular aberta com objetivo de levantar ideias para a reforma da praça, tombada desde 2009 e com recomendação de restauração pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de BH. Durante 10 dias, frequentadores puderam deixar, em urnas espalhadas pela área verde, suas sugestões para a melhoria do espaço.

Encerrada ontem, a consulta pública, segundo Pinheiro, apontou que as principais deficiências dizem respeito à segurança, banheiros públicos e infraestrutura em geral. Em matéria publicada em maio, antes da abertura do procedimento, o Estado de Minas ouviu frequentadores da Praça da Assembleia, que antecipavam suas qualidades e problemas.

Na avaliação dos entrevistados, as principais falhas eram iluminação precária, ausência de bebedouro e a necessidade de revitalização dos jardins, assinados por Roberto Burle Marx (1909-1994). Também houve queixas quanto à falta de segurança, apesar da presença de um posto policial no espaço, ao uso da praça como banheiro por moradores de rua e ao fato de cães urinarem na areia do playground.

Vizinha à praça, a Assembleia Legislativa vai adotar a área de 33,7 mil metros quadrados e, de acordo com Dinis Pinheiro, a revitalização será a primeira iniciativa. “Vamos nos debruçar sobre as sugestões e elaborar um projeto conclusivo, que será apresentado à iniciativa privada. Já temos dois parceiros em vista, que devem bancar a reforma. Nossa previsão de início é entre janeiro e fevereiro”, adianta.

Apesar de prevista no projeto original da cidade, a praça permaneceu como descampado até o fim da década de 1960 e só foi implantada com a construção da Assembleia Legislativa, na década de 1970. Além dos jardins, os destaques são a escultura em aço de Amilcar de Castro (1920-2002) e a Igreja Nossa Senhora de Fátima, no centro da área verde. A última revitalização ocorreu nos anos 1990.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)