(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PBH oferece esterilização gratuita para cães e gatos


postado em 09/05/2011 07:14 / atualizado em 09/05/2011 07:20

Procedimento em animais de pequeno porte aumenta a cada ano(foto: Luiza Vianna/Divulgação)
Procedimento em animais de pequeno porte aumenta a cada ano (foto: Luiza Vianna/Divulgação)
“Castrar não dói. Abandonar dói.” É com esse lema que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) tenta conscientizar a população sobre a quantidade de cães e gatos que perambulam pela cidade sem assistência e ficam sujeitos à sorte alheia e até à morte. Isso, sem falar na questão da saúde pública. Para tentar solucionar esse problema, a PBH disponibiliza três centros para esterilização gratuita (nos bairros São Bernardo, Caiçara e Salgado Filho) de pequenos animais, sejam eles moradores de rua ou não, além de uma unidade móvel, que, a cada semana, visita uma região. Mais dois espaços devem ser implantados até o fim do ano: um na Regional Leste e outro na Nordeste.

“A grande importância desses centros é evitar o crescimento desordenado da população canina e felina, que pode acarretar, eventualmente, problemas sérios de saúde pública. Num médio e longo prazo, vamos ter controle desses animais, mas sempre levando em conta o bem-estar do cachorro e do gato”, lembra o secretário municipal adjunto de Saúde, Fabiano Pimenta.

Segundo dados da prefeitura, a capital mineira tem hoje cerca de 300 mil cães e 37 mil gatos. Desse total, aproximadamente 10% vivem nas ruas. E a capacidade de procriar desses animais — enquanto os cães têm duas ninhadas por ano, os gatos dão à luz em média três vezes — propicia um crescimento do número de caninos e felinos abandonados. “É de partir o coração ver um animal sem dono por aí, várias cadelas grávidas que são abandonadas antes mesmo de parir ou mesmo as que são largadas com os filhotes. Isso é que é triste, porque o processo da castração é indolor e a recuperação é rápida. A recuperação requer alguns cuidados, mas no mesmo dia o cão ou gato pode ir para casa. Todo o material utilizado é esterilizado. Nunca tivemos problemas sérios aqui, como infecção ou morte”, assegura o médico-veterinário Antônio Roberto, que atua no centro de esterilização do Bairro São Bernardo, onde também funciona o Centro de Controle de Zoonoses da capital.

Só lá, são realizadas 40 castrações por dia, sendo que o espaço com os localizados no Caiçara e no Salgado Filho tem capacidade para até 530 cirurgias por mês. “Mas eles ainda estão subutilizados. Poderiam fazer muito mais. Porém, como muita gente desconhece o serviço, os centros ainda funcionam abaixo de sua capacidade”, comenta o secretário.

GATOS

Os centros vêm registrando aumento no número de esterilizações a cada ano. Em 2009, foram 6.665. No ano seguinte, esse dado saltou para 9.888. E um detalhe interessante: a quantidade de gatos castrados. “Tenho a impressão de que a guarda responsável está mais introjetada nos donos de gatos do que nos de cachorros”, opina.

A esterilização é uma cirurgia que impede definitivamente a procriação e a ocorrência do cio. O procedimento é realizado sob anestesia geral. Cães e gatos que podem ser castrados devem ter entre 4 meses e 8 anos de vida. Animais recolhidos nas ruas, depois de esterilizados, são chipados para poderem ser identificados pela PBH.

COMO FAZER
Para esterilizar, o dono do animal deve agendar a cirurgia, feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. É necessário ter alguns cuidados com os cães e gatos, como jejum de 12 horas de água e comida.

CENTROS
Regional Norte (São Bernardo): 3277-7412/7413
Regional Noroeste (Caiçara): 3277-8448
Regional Oeste (Salgado Filho): 3277-7576


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)