O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deu início nesta semana à instalação de radares na BR-381, no temido e sinuoso trecho de 108 quilômetros entre Belo Horizonte e João Monlevade, no Vale do Aço, cenário de inúmeros acidentes de trânsito. De acordo com o engenheiro supervisor do órgão, Alexandre Oliveira, 24 equipamentos de controle de velocidade (21 novos e três já instalados) vão entrar em funcionamento na rodovia. A implantação dos redutores, no entanto, só ocorre depois de três anos de descaso na operação do controle de velocidade nas rodovias gerenciadas pelo Dnit. Além disso, a medida não terá impacto na diminuição das tragédias nas estradas durante o carnaval, já que, de acordo com o cronograma do departamento, a maior parte dos aparelhos só deve funcionar na rodovia depois do feriadão.
“Os equipamentos estão em fases diferenciadas de instalação. Alguns estão na etapa de obras de infraestrutura, outros de instalação eletrônica e ligação do padrão, e alguns de aferição. Para entrar em funcionamento, também devem estar devidamente sinalizados”, justificou Oliveira. De acordo com cronograma montado pelo Dnit, a implantação dos radares no trecho de BH até João Monlevade deve ser concluída em 11 de abril. O pacote de radares do Dnit ainda prevê a instalação de 410 equipamentos de controle de velocidade nas estradas que cortam o estado.