(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas HISTÓRIA GERAL

A última imperatriz da China


postado em 04/01/2016 09:27 / atualizado em 04/01/2016 14:51

A Imperatriz Viúva Tseu-Hi ou Cixi, foi uma poderosa e carismática mulher que governou a China da Dinastia Qing durante 47 anos, de 1861 até à sua morte em 1908, sendo o último governante imperial verdadeiro. Apesar de não ter um mandato formal por ser uma mulher, ela eliminou os regentes indicados pelo marido e deu um golpe de Estado e enfrentou revoltas populares, guerras contra potências imperialistas estrangeiras e grupos conservadores que desejavam impedir a modernização da China. Até o fim da sua vida, ela garantiu a sobrevivência da dinastia Manchu e indicou seu sucessor, Pu Yi que foi coroado aos dois anos de idade e que seria o último imperador.

Imperatriz Viúva Cixi em trajes Manchu: tomou o poder e transformou a China medieval em um país moderno. Algo inimaginável dentro de um país com um conservadorismo milenar em relação ao papel secundário reservado às mulheres.(foto: Freer Gallery of Art and the Arthur M. Sackler Gallery, Smithsonian Institution)
Imperatriz Viúva Cixi em trajes Manchu: tomou o poder e transformou a China medieval em um país moderno. Algo inimaginável dentro de um país com um conservadorismo milenar em relação ao papel secundário reservado às mulheres. (foto: Freer Gallery of Art and the Arthur M. Sackler Gallery, Smithsonian Institution)
 

O Governo de Cixi

A imperatriz Viúva controlou a China com mão de ferro durante seus quase meio século de governo. Abafou a rebelião popular Taiping que assolava o interior do país por mais de uma década e matou mais de 20 milhões de pessoas. A derrota humilhante que os ingleses impuseram à China durante a Guerra do Ópio com o imperador anterior, demonstraram para Cixi a necessidade de modernizar o país que era considerado um dos mais fechados e xenófobos do mundo.

Charge publicada no Puck em 15 de agosto de 1900: disputa das potências imperialistas para subjugar a China.(foto: Library of Congress Prints and Photographs Division Washington, D.C. 20540 USA)
Charge publicada no Puck em 15 de agosto de 1900: disputa das potências imperialistas para subjugar a China. (foto: Library of Congress Prints and Photographs Division Washington, D.C. 20540 USA)
 

Trouxe ao país inovações como as primeiras linhas férreas, envio de embaixadores, telégrafo, eletricidade, ruas pavimentadas, rede de esgoto e até mesmo uma bandeira nacional. Equipou o exército e marinha chinesa com tecnologia modernas. Entretanto, essas ações não impediram ataques e guerras contra potências imperialistas como a Inglaterra, Estados Unidos, França, Alemanha, Império Austro-húngaro, Itália, Japão e Rússia, desejosas em aumentar sua influência no oriente e ter acesso aos recursos naturais e o inexplorado mercado consumidor chinês.

A contragosto, ela patrocinou Revolta dos Boxers para tentar conter a influência estrangeira. O levante foi um movimento popular antiocidental e anticristão na China, que causou massacres de cristãos e estrangeiros que acirrou mais os ânimos das potências estrangeiras para uma intervenção no país. Para derrotar a China, foi composta a Aliança dos Oito com 20 mil soldados russos, americanos, britânicos, franceses, japoneses, alemães, do Império Austro-húngaro e italianos que foi enviada para ocupar a sede imperial em Pequim.

Soldados da Aliança dos Oito para derrotar os Boxers em 1900. Em 14 anos, eles disputariam entre si a supremacia na primeira guerra mundial da história da humanidade.(foto: Internet.)
Soldados da Aliança dos Oito para derrotar os Boxers em 1900. Em 14 anos, eles disputariam entre si a supremacia na primeira guerra mundial da história da humanidade. (foto: Internet.)
 

Com a queda da cidade em 14 de agosto de 1900, as forças estrangeiras impuseram pesadas indenizações em dinheiro, além de maiores direitos sobre a China. Cixi salvou a dinastia aceitando a liquidação das sociedades secretas de onde se originaram os Boxers,e o pagamento de uma indenização de guerra. Depois dessa brutal intervenção militar, o outrora orgulhoso e fechado Império Celestial definitivamente tornou-se a "colônia de todas as metrópoles".

De concubina a imperatriz do maior reino do oriente

Ofertada aos 16 anos como concubina de segunda classe para o imperador, Cixi era filha de servidores públicos Manchu em um país que adotava práticas milenares que pregavam a separação das mulheres na vida social e na política. O salto na sua carreira ocorreu quando ela teve o único filho homem antes do imperador morrer em 1861. Por ser mulher, não podia ir a Cidade Proibida, mas conseguiu articular um golpe de Estado e eliminou todos os seus adversários seja através de subornos e títulos, seja através de métodos violentos.

Cixi carregada pelos eunucos em Pequim. Apesar da derrota dos Boxers, ela salvou a monarquia chinesa aceitando pagar pesadas reparações de guerra e abrindo o país aos países vencedores.(foto: Freer Gallery of Art and the Arthur M. Sackler Gallery, Smithsonian Institution )
Cixi carregada pelos eunucos em Pequim. Apesar da derrota dos Boxers, ela salvou a monarquia chinesa aceitando pagar pesadas reparações de guerra e abrindo o país aos países vencedores. (foto: Freer Gallery of Art and the Arthur M. Sackler Gallery, Smithsonian Institution )
 

Muitas representações contemporâneas e históricas de Cixi a representam como reacionária brutal ou ninfomaníaca sádica. É fato que, por ciúmes, atirou a concubina favorita do filho em um poço. Por outro lado, nenhum outro monarca chinês se preocupava como ela no combate a fome e na introdução de técnicas modernas para melhoria da qualidade de vida do chinês. Ela aboliu práticas crueis como a deformação dos pés das mulheres Han e da morte pelos mil cortes. Muito menos enfrentou os enormes desafios como ela. Não há dúvidas, contudo, que a era de Cixi foi um período extraordinário na China.

Artigo do Percurso Pré-vestibular e Enem.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)