SIGA O EM

Provas de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros iniciam nesta terça

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[]

postado em 17/10/2016 18:48 / atualizado em 17/10/2016 21:37

Estado de Minas

O exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) será realizado de terça a quinta-feira em 29 postos credenciados do Brasil e em 60 no exterior. Em Minas Gerais, a prova terá cinco postos de aplicação. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). No interior do estado, as provas serão aplicadas na Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Zona da Mata, na Universidade Federal de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e no Instituto LH Idiomas - Centro de Certificação, em Alfenas, no sul de Minas. O exame é uma realização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O certificado é o único oficial brasileiro de proficiência em português, é aceito internacionalmente em empresas e em instituições de ensino como comprovação de competência na Língua Portuguesa. No Brasil ele é uma exigência das universidades para estrangeiros ingressarem em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. A segunda edição anual do exame no Brasil teve 5.624 inscrições homologadas, 271 delas em Minas Gerais.

Podem se submeter ao Celpe-Bras cidadãos estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil e no exterior, com no mínimo 16 anos completos na data do exame, e que não tenham o português como língua materna. A escolaridade mínima para fazer o exame é equivalente ao Ensino Fundamental brasileiro completo. O participante é classificado em um dos quatro níveis de proficiência.

Os participantes fazem a prova escrita composta por quatro tarefas que integram compreensão oral e produção escrita (uma tarefa baseada em vídeo e outra em áudio) e duas que integram leitura e mais uma produção escrita. Também há avaliações orais, que compreendem atividade de interação face a face. Cada participante é avaliado individualmente.

PONTOS DE APLICAÇÃO EM MINAS GERAIS

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Inscrições homologadas: 136

Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Inscrições homologadas: 45

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet – MG)
Inscrições homologadas: 45

Instituto LH Idiomas - Centro de Certificação
Inscrições homologadas: 13

Universidade Federal Uberlândia
Inscrições homologadas: 32
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600