(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tecnologia pode auxiliar nos estudos

Novos recursos quebram a rotina de livros e cadernos. Confira lista de aplicativos


postado em 17/10/2015 06:00 / atualizado em 14/10/2015 19:17

Toda ajuda na hora de estudar é bem-vinda! Além dos métodos tradicionais, a tecnologia traz novos recursos para quebrar a rotina de livros e cadernos. E são vários os tipos de aplicativos voltados para facilitar a vida dos estudantes. De dicionários a plataformas de ensino de idiomas. Para os desorganizados, aplicativos que ajudam a lembrar de datas e horários das provas. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando? Faça um simulado no seu smartphone. Está com dificuldades em uma disciplina específica? Concentre sua atenção em exercícios e questões da matéria.

Alguns aplicativos vêm no formato de games para facilitar o estudo. Outros ajudam a tirar dúvidas. Não que eles substituam a escola e os livros, mas são alternativas para quando o caderno cansar. O Estado de Minas separou alguns apps que podem te ajudar na hora de estudar. Mas não se limite a estas sugestões. As lojas de aplicativos para tablets, smatphones e desktops estão repleta de programas voltados para a educação. Só é necessário, como em quase tudo na vida, checar a procedência e a qualidade deles.

IDIOMAS

• Duolingo
Gratuita, a plataforma permite a iniciação ao estudo de inglês, espanhol, francês e alemão. Em 2013, foi eleito o melhor aplicativo para iPhones e Android e é um dos apps mais famosos do mundo. A didática passa por perguntas rápidas e testes com imagens e áudio. Também está disponível para Windows Phone.

• LinguaLeo
O app gratuito de uma empresa russa de ensino on-line de inglês tem dicionário com áudio para cada palavra, recursos multimídia e exercícios. Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

• Rosetta Stone
A empresa de ensino de idiomas traz em seu aplicativo cursos básicos de alemão, tcheco, chinês, coreano, espanhol, francês, holandês, inglês, entre outras línguas. Gratuito, o app foca a pronúncia correta e conta com recurso de reconhecimento de voz. Disponível para iOS e Android.

• Vixy
O aplicativo oferece aulas de inglês personalizadas ao seu nível no idioma, do básico a quem deseja se preparar para o teste de proficiência da língua. Gratuito, traz música, notícias e conversações para o usuário. Disponível para Android e iOS.

• Google tradutor
Disponível para Android e iOS, esse aplicativo gratuito é uma extensão da ferramenta já encontrada no site do buscador mais acessado da web. São 90 idiomas, com recurso para tradução automática de voz para 40 línguas.

• Dicionário Aurélio
Um dos dicionários mais vendidos no Brasil tem sua versão para tablets e smartphones. O aplicativo pago traz a versão completa e é acessível off-line. Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

SIMULADOS, PROVAS E CONCURSOS

• AppProva
A ferramenta disponibiliza simulados em formato de jogos. É voltada para quem vai prestar o Enem, prova da OAB ou provas para concurso público. Gratuito, está disponível para iOS e Android.

• EstudaVest
Tem amplos bancos de dados, jogos de conhecimento e simulados. O aplicativo não é gratuito, e o acesso ilimitado pode custar mais de R$ 40.

• Enem e vestibulares 2015
Oferece simulados, videoaulas, apostilas e orientações para o usuário. Conta com um extenso banco de dados de questões. O acesso à primeira aula de cada matéria é gratuito. Depois, somente com R$ 24,90 para ter o direito à continuação. Para iOS e Android.

• Gabaritar
Aplicativo desenvolvido para acelerar a aprovação do usuário em concursos públicos ou para ingressar no ensino superior. Disponível para Android e iOS.

• Enem: quase lá
O banco de dados de questões do Enem de anos anteriores permite que o usuário se prepare para seu exame. É possível fazer simulados e escolher disciplinas específicas para trabalhar. Para Android e gratuito.

• Passei! Enem
Disponível para iOS e Android, é mais uma opção para quem quer reforçar o estudo em cima de questões de exames anteriores. Há a opção de simulado e foco em matérias específicas. Para iOS e Android. Gratuito.

• Ortografia
O aplicativo ajuda a tirar dúvidas sobre as mudanças na língua portuguesa, que confundem muita gente. É só escrever a frase ou palavra que a ferramenta vai reconhecer algum erro no português. Gratuito e disponível para iPhone.

• Studos
O app conta com versões para iOS, Android e Windows Phone e busca ajudar o estudante na hora de enfrentar o Enem ou vestibular. São mais de 25 mil questões no banco de dados. Gratuito.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO

• Qranio
Gratuito, o aplicativo aposta na conectividade para estimular o ganho de conhecimento. A ferramenta, desenvolvida em Juiz de Fora, é dinâmica e vem ganhando cada vez mais usuários. Dispoível para iOS, Android e Windows Phone.

• SelfControl
Desenvolvido para aqueles que perdem a concentração facilmente, a ferramenta bloqueia o uso de determinados aplicativos durante o período de tempo programado. Disponível para iOS e Android.

• InClass
Para iOS, o aplicativo funciona como uma agenda e alerta o usuário sobre compromissos acadêmicos, data e horário de provas. Além de ser uma boa ajuda aos distraídos, é gratuito.

• Evernote
É um aplicativo voltado para a organização, qualidade imprescindível para o estudante. Com a versão básica gratuita, oferece uma plataforma integrada ao desktop para anotações e agendamentos. Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

CÁLCULOS


• Rei da matemática
Nos moldes de um jogo, o aplicativo estimula o pensamento matemático de forma gradual. Existe a versão gratuita, com menos recursos, e a paga. A primeira está disponível somente para iOS. A segunda, também para Android.

• Cola matemática
É um solucionador de problemas matemático, que mostra o passo a passo dos exercícios. Tem diversas opções de operações e figuras para serem solucionadas, bastando digitar os números. Gratuito nas versões para Android e iOS.

• MyScript Calculator
O aplicativo resolve em tempo real equações matemáticas escritas com a própria caligrafia do usuário. Bastante ágil, a ferramenta é gratuita e está disponível para iOS e Android.

• RealCalc Scientific Calculator
É o app de calculadora científica mais baixado para plataforma Android e não está disponível para outros sistemas operacionais. Gratuito


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)