(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vagas pelo Sistema de Seleção Unificada aumentam 24,3% em Minas

Em todo o país, são 5,6 mil cursos distribuídos em 128 instituições. Notas do Enem devem sair hoje


postado em 13/01/2015 06:00 / atualizado em 13/01/2015 06:51

Graciele Teza, que tenta vaga em medicina, está ansiosa pela nota do Enem e, dependendo da pontuação, vai se inscrever na UFMG (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Graciele Teza, que tenta vaga em medicina, está ansiosa pela nota do Enem e, dependendo da pontuação, vai se inscrever na UFMG (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Milhões de candidatos de olho nas universidades federais país afora estão a um passo de saber quais são as reais chances de garantir a sua cadeira. O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para colocar ainda mais fôlego na partida que vai definir o futuro de um batalhão de estudantes. Ontem, foi aberta a consulta às vagas disponíveis na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) este ano. Serão ofertadas 205.514 cadeiras, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. Em Minas, são 18 estabelecimentos, dos quais 11 universidades, com 24,9 mil vagas.

Todo o processo é on-line, na página do MEC (www.mec.gov.br). Do total de 63 universidades federais, 59 participam do Sisu neste primeiro semestre. Todos os 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) oferecem vagas. Em comparação com a edição de janeiro de 2014, houve crescimento de 11% no número de instituições participantes, 20% no de vagas ofertadas e 19% na quantidade de cursos disponíveis. Na primeira edição do ano passado, foram 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições.

Em Minas Gerais, estado que tem a maior concentração de universidades federais, houve aumento de 24,3% no número de cadeiras disponíveis – no Sisu do primeiro semestre do ano passado, havia 20.029 vagas. Uma das instituições que mais contribuiu para esse crescimento é a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que passou de 1.868 vagas para 3.089. De acordo com o diretor de Processo Seletivo, Orozimbo Andrade de Almeida Rego, o fenômeno se deu por causa do fim do vestibular seriado da instituição, fazendo com que todas as vagas migrassem para o Sisu.

Segundo informações do MEC, em todo o país, houve ainda aumento no número de vagas no curso de medicina – de 2.925 na primeira edição de 2014 para 3.758 no mesmo período de 2015, o que representa crescimento de 28%. Os cursos de engenharia também tiveram ampliação na oferta de vagas de um ano para o outro, ao passar 25.128 em 2014 para 30.749 em 2015 (22% de crescimento).

A reserva de vagas também vai aumentar este ano. O percentual mínimo a ser destinado a estudantes egressos de escola pública é de 37,5%. Até 2016, todas as instituições de ensino superior da rede federal vão separar 50% das cadeiras para esses alunos, seguindo critérios sociorraciais. Levantamento do ministério, no entanto, aponta que do total de 99 participantes do sistema, 68 já adotaram a Lei das Cotas integralmente.

INSCRIÇÕES

Do dia 19 ao 22, estarão abertas as inscrições para o Sisu, com novidades este ano. A primeira delas é o fim da segunda chamada e a adoção de uma lista única de aprovados. Quem não conseguir ser aprovado poderá se inscrever, logo na sequência, na lista de espera aberta pelas próprias instituições. Cada estudante pode fazer até duas opções de curso, mas, na lista de espera, a universidade leva em conta apenas a primeira delas. As inscrições, feitas apenas na página do Sisu (sisu.mec.gov.br), estão restritas ao candidato que tenha participado do Enem de 2014 e que não tenha zerado a redação.

Candidata a uma vaga num curso de medicina pelo quarto ano, Graciele Zeferino Teza, de 21 anos, promete passar o dia por conta do resultado do Enem. Dependendo da nota, ela vai se inscrever na UFMG e no interior do estado. Entre as preferidas, estão as federais de Ouro Preto (Ufop), ; dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); e de Juiz de Fora (UFJF). “É uma ansiedade e dá uma palpitação, algo muito estranho. Quero que isso se defina rápido.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)