(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL EDUCAÇÃO

Jovens que começam outro ciclo de estudos precisam se preparar para enfrentar as mudanças

Organizar o tempo é a melhor forma de passar por essa transição


postado em 25/01/2014 14:31 / atualizado em 25/01/2014 15:30

Deborah Mendes, de 14 anos, sabe que as responsabilidades vão aumentar no primeiro ano do ensino médio(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Deborah Mendes, de 14 anos, sabe que as responsabilidades vão aumentar no primeiro ano do ensino médio (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

Mais um ano letivo vai começar e, com ele, a necessidade de organizar a rotina de estudos e se preparar para o novo ciclo. Da passagem da educação infantil para o ensino fundamental e depois para o ensino médio e a chegada à universidade, é longo o caminho. Mas é certo que as novas amizades, que vão sendo consolidadas no decorrer da vida estudantil, os desafios a serem superados, a escolha da carreira, os cursos e atividades extracurriculares e a estreia no mercado de trabalho ainda como estagiário são motivadores.

É normal sentir um frio na barriga ao pensar nas novas responsabilidades que cada passagem de ciclo traz, mas não há motivo para desespero. A dica de especialistas é se preparar com antecedência para encarar a nova fase e organizar a rotina de estudos desde a primeira semana de aula. E essa organização começa antes mesmo do início das aulas. Passa pela escolha da escola, pela pesquisa para que a compra do material escolar não pese no orçamento familiar, pela contratação do transporte e definição dos cursos e atividades que vão preencher o dia a dia dos estudantes sem que haja sobrecarga de tarefas. Feito isso, é só criar o hábito de estudar e aproveitar bem cada etapa.

Plano de estudo

É hora de encarar a rotina escolar. Deixe de lado a preguiça e aproveite a mente descansada para se dedicar aos estudos desde a primeira semana de aula. Criar o hábito de rever o conteúdo todos os dias garante boas notas logo no começo do ano e uma folga suficiente para afastar o risco de recuperação ou da temida bomba.

Já no primeiro dia de aula, a preocupação da diretora do Colégio Cotemig Floresta, Darli Barros, é conscientizar os alunos da importância da ruptura com o período de férias. Os professores falam sobre o sistema de avaliação, informam como será dividida a pontuação e explicam quais são as atividades previstas. Assim, o aluno pode planejar seu tempo para não deixar o conteúdo acumular. “Quem tem uma rotina de estudo, além de garantir a média para passar de ano vai ter muito mais conhecimento e um diferencial. Isso é fundamental para o sucesso.” Darli acredita ser necessário dedicar de duas a três horas por dia aos livros e cadernos.

Hugo Yamauchi, de 17 anos, revê o conteúdo das matérias em casa e faz todos os exercícios(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Hugo Yamauchi, de 17 anos, revê o conteúdo das matérias em casa e faz todos os exercícios (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)


O estudante Hugo Yamauchi, de 17 anos, vai encarar a rotina de estudos logo no início do curso de tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas na Faculdade Cotemig. Desde pequeno, ele se acostumou a buscar o melhor resultado possível nos dois primeiros trimestres de aula para evitar correria no fim de ano. “Na maioria das vezes, passava de ano no segundo trimestre, depois estudava só para não deixar cair a nota”, conta. Em casa Hugo revê o conteúdo e faz os exercícios. “Quando você não deixa acumular o conteúdo, fica mais fácil de se organizar e sobra tempo para focar nas matérias de maior dificuldade.”

Estudo é questão de disciplina, pontua o diretor-geral do Colégio Santo Antônio, frei Jacir de Freitas Faria. Ele entende que é preciso elaborar o plano de estudos logo no início do ano, reservando no mínimo 45 minutos por semana para cada matéria. O aluno deve escolher em casa um ambiente bem-iluminado, silencioso, arejado e sem nada que possa tirar sua atenção, como computador, televisão e telefone. Todos os dias deve-se rever o conteúdo e fazer exercícios. “Recomendo levar a sério os estudos desde o primeiro dia de aula e aproveitar bastante o primeiro trimestre. Não deixe para acordar mais tarde, pois as matérias vão ficando mais difíceis”, comenta.

Passo a passo

O gerente interino da filial do Kumon em Belo Horizonte, Diego Morais,
ensina como organizar a rotina de estudos

1 - Devem ser consideradas as atividades esportivas e intelectuais.
2 - É preciso definir em quais dias e horários a criança tem que
se dedicar às atividades escolares.
3 - Para começar, 30 minutos de estudo diariamente são suficientes.
4 - O local de estudo deve ser bem iluminado e distante de barulho.
5 - Além do para casa, dedicar parte do tempo de estudo a uma revisão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)