(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Escolas, pais, e alunos exigem respostas sobre falhas na classificação do Enem 2012


postado em 28/11/2013 06:00 / atualizado em 28/11/2013 06:41

"Entrei em contato pedindo urgência no processo de reavaliação, mas parece que será feito a conta-gotas. Tínhamos certeza de que havia algum erro", Frei Jacir de Freitas Faria, diretor do Colégio Santo Antônio (foto: TÚLIO SANTOS/EM/D.A Press)

A decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de examinar a situação de três colégios de outros estados e inseri-los na lista de notas do Enem 2012 proporcionou alívio a instituições de ensino de Minas que se sentiram prejudicadas com a classificação inicialmente divulgada. Mesmo sem obter respostas imediatas, diretores mineiros viram a possibilidade de ver suas escolas incluídas no ranking. O questionamento agora é sobre quanto tempo vai demorar até que todos conheçam uma listagem definitiva. Diretor do Colégio Santo Antônio, frei Jacir de Freitas Faria disse que as direções já enviaram os documentos exigidos pelo Inep. “Entrei em contato novamente, pedindo urgência no processo de reavaliação, mas parece que será feito a conta-gotas. De toda forma, dá um alívio, porque tínhamos certeza de que havia algum erro”, disse.

Para o diretor pedagógico da Educação, Inovação e Tecnologia Consultoria, Jorge Luiz Cascardo, a falha na divulgação da lista não poderia ter ocorrido. Mas, segundo ele, é comum que ocorram problemas pontuais. Todos os anos, por exemplo, alunos que fizeram o Enem deixam de ter notas computadas no total de cada escola. “Entre 200 alunos inscritos, as notas de alguns não são contabilizadas. Isso pode gerar um impacto no fim. Se houver um aluno muito bom que não teve a prova considerada, seu colégio deixa de alcançar uma colocação melhor”, disse. Segundo ele, a situação é comum e o Inep não sabe explicar por que ocorre.

Segundo o especialista Francisco Soares, integrante do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Faculdade de Educação da UFMG, os que brigam pela reavaliação constataram que alunos entraram na universidade após fazer o Enem, o que comprova haver falhas de processamento. “Alguma falha existe, não sabemos onde. Se o aluno foi aprovado na universidade e recebeu nota do Enem para isso, a escola tem que estar na lista”, afirmou. No entanto, para ele, o ranking não deve balizar a escolha dos pais pela instituição de ensino dos filhos. “O aluno se sai bem em um teste por causa da escola e muito por causa da família. O ranking dá méritos apenas à escola, mas pesquisas mostram que a família é muito mais importante, com suas experiências formadoras desde o nascimento. Antes de ser aluno, cada um é filho”, analisou.

PROTESTOS

 

Nas redes sociais, colégios, pais, estudantes e ex-alunos manifestaram apoio à briga das instituições e cobraram explicações do Ministério da Educação. Alguns familiares chegaram a tomar a frente do problema e enviar queixas diretamente ao Inep. Silvana Marçal de Moraes, administradora, tem um filho no Colégio Santo Antônio e entrou no site do instituto para protocolar uma reclamação. Como mãe, queria saber a nota do colégio no Enem 2012 e questionava o que poderia ter ocorrido. “No meu entender foi um grande erro. Eles simplesmente respondem que, conforme as exigências, as escolas podem não ter cumprido algum quesito, mas sabemos que não é verdade”, afirmou.

Na resposta enviada por e-mail a Silvana, o Inep informa que manteve a decisão de divulgar as médias por área de conhecimento e para redação apenas para as escolas que tiveram no mínimo 50% de seus estudantes concluintes do ensino médio participando do Enem. Para retornar à lista, as escolas devem enviar ao instituto uma listagem completa dos alunos, com CPF ou código no Censo Escolar 2012. “Os pais conhecem a metodologia da escola. Sabemos que não houve erro dela. Estamos decepcionados com o MEC e o Inep”, criticou Silvana.

Já o médico Flávio Mendonça Andrade da Silva, pai de dois alunos do mesmo colégio, disse que mandou um e-mail para o instituto cobrando justificativa para o problema. A resposta foi a mesma dada a Silvana. “Acho que uma lista não pode ser divulgada sem a presença de colégios que tradicionalmente são bem avaliados. Eles me deram uma resposta automática”, disse. Segundo ele, há uma mobilização entre os pais para exigir uma posição do MEC.
Mapa das notas

No início da semana, antes da divulgação das notas do Enem 2012 por escola, o Inep publicou um mapa com a metodologia de cálculo das habilidades exigidas no exame. O sistema permite que escolas cadastradas vejam o desempenho de seus alunos em cada um dos itens cobrados na avaliação. A ideia é que as instituições saibam onde é preciso melhorar. Os alunos também podem visualizar as avaliações. Não é possível ver como foram todos os colégios, apenas a situação individual. O mapa pode ser acessado pelo sistemasenem2.inep.gov.br/
enemmediasescolas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)