(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALERTA ANTES DO VESTIBULAR

Maratona da 2ª etapa da UFMG começa no domingo

UFMG lembra aos 18 mil candidatos da 2ª etapa, que começa domingo, exigência de obter comprovante na internet para fazer provas. Instituição nega discussão para aderir ao Sisu


postado em 10/01/2013 06:00 / atualizado em 10/01/2013 07:52

Brenda disputa vaga em direito, Ramon tenta design e Wagner quer arquitetura: estudo reforçado na reta final(foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)
Brenda disputa vaga em direito, Ramon tenta design e Wagner quer arquitetura: estudo reforçado na reta final (foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)

 

 

Maratona de provas, teste para os nervos e muita garra para conquistar uma vaga na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Começa domingo –  e vai até dia 20 – a segunda etapa do maior vestibular do estado, com exames no Câmpus Pampulha, em Belo Horizonte, e em Montes Claros, na Região Norte. De acordo com informações da instituição, dos 18.732 candidatos convocados, 711 são treineiros e 18.021 disputam as 6.670 vagas, em 74 cursos. Na capital, 17.950 inscritos concorrem a 6.430 vagas, sendo 3.606 com entrada no segundo semestre de 2013 e 2.824 com entrada neste semestre. Já em Montes Claros, 782 estudantes disputam as 240 vagas com entrada no primeiro semestre de 2013. Antes de embarcar ontem para a China, o reitor da UFMG, Clélio Campolina, informou que não há discussões internas para, a exemplo de outras universidades brasileiras, aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A presidente da Comissão Permanente do Vestibular da UFMG (Copeve), Vera Resende, fez ontem um lembrete importante: “Para ter acesso ao local das provas, os candidatos ao vestibular e aqueles que querem fazer a transferência de curso ou buscam a obtenção de novo título devem imprimir o comprovante definitivo de inscrição, disponível no site www.ufmg.br/copeve, e apresentá-lo com o documento de identidade ou outro usado no ato da inscrição. No comprovante constam informações sobre local, data e horário das provas”, explicou. “O clima é de muita tranquilidade para o início do vestibular”, disse Vera.

Os três cursos mais concorridos do Vestibular 2013 são os mesmos do concurso passado: medicina – 15.925 inscritos e 49,77 candidatos/vaga; engenharia química – 1.451 inscritos e 24,18 candidatos/vaga; e comunicação social – publicidade, 745 inscritos e 18,63 candidatos/vaga. Em quarto lugar vem arquitetura e urbanismo/diurno, com 1.575 inscritos e 17,50 candidatos/vaga; em quinto, engenharia civil, com 3.343 inscritos e 16,72 candidatos/vaga. Em Montes Claros, no Instituto de Ciências Agrárias, a UFMG oferece seis cursos, e os mais concorridos foram agronomia – 199 inscritos e 4,98 candidatos/vaga); engenharia agrícola e ambiental – 161 inscritos e 4,03 candidatos/vaga; administração – 156 inscritos e 3,90 candidatos/vaga; engenharia florestal –141 inscritos e 3,53 candidatos/vaga; engenharia de alimentos – 121 inscritos e 3,03 candidatos/vaga; e zootecnia – 97 inscritos e 2,43 candidatos/vaga. O vestibular UFMG 2013 teve um total de 60.264 inscritos e 1.012 candidatos treineiros, totalizando 61.276 candidatos, que fizeram as provas do Enem como primeira etapa.

Expectativa

Os vestibulandos estão na maior expectativa e, nestes últimos dias, pegam dobrado nos livros. “Desde novembro, estudo no cursinho das 7h às 18h”, diz Brenda Nascimento, de 18 anos, que pretende cursar direito no turno diurno. Egressa da escola pública e com direito ao sistema de cotas, ela veio de Pará de Minas, na Região Central, no ano passado, a fim de se preparar para o concurso e se considera bem afiada nas matérias. “Fui bem no Enem, mas a concorrência é grande e a universidade muito boa”, afirma.

Também tentando pela primeira vez o vestibular e vindo de escola pública, Wagner Bittencourt, de 22, morador do Bairro Santa Efigênia, na Região Leste de BH, está confiante numa vaga do curso de de arquitetura. “Dá um frio na barriga só de pensar nas provas”, disse o rapaz. Até para quem já fez vestibular outras vezes, como é o caso de Ramon Falabella, de 22, não fica indiferente. “Vou tentar pela terceira vez uma vaga ao curso de design. Terei que fazer prova aberta de física, por isso estou estudando muito esta matéria. Estou animado”, contou.

Horário

Os candidatos devem ficar atentos ao horário do início das provas, que serão realizadas de manhã e à tarde, das 8h30 às 11h30 e das 15h30 às 18h30. O acesso às salas será liberado a partir das 7h30 e os portões serão fechados nos horários previstos para início das provas, conforme o edital que está no site www.ufmg.br/copeve. À tarde, os candidatos poderão entrar nas salas a partir das 14h30, e os portões serão fechados às 15h30. A Copeve recomenda que eles cheguem com uma hora de antecedência. Quem chegar depois do fechamento dos portões terá sua entrada vetada e será automaticamente eliminado do concurso. De acordo com o edital, na segunda etapa os candidatos devem usar apenas lápis ou lapiseira para responder as questões. No caso das provas de habilidades, deverão portar e usar o material constante no edital para o respectivo exame. Para preencher a folha de presença e assinar o caderno de provas é obrigatório o uso de caneta esferográfica azul ou preta.

O que é proibido

Situações que podem eliminar o candidatos: portar, mesmo que desligado, qualquer tipo de equipamento eletrônico ou de informática: celular e bateria, beep, pager, pen drive, fone de ouvido, calculadora, controle remoto, alarme de carro, relógio, entre outros. Também não é permitido o porte de qualquer tipo de arma. Detectores de metais serão utilizados em todos os setores de realização do exame, e quem se negar ao procedimento será eliminado do concurso. Portadores de marca-passo e de próteses metálicas devem realizar exame médico prévio. Não há  guarda-volumes, e a UFMG não se responsabiliza por perdas ou extravios de objetos. É proibido o uso de bonés e chapéus. Os candidatos deverão permanecer no local de realização das provas, no mínimo durante o período de sigilo: duas horas após o início dos exames. A Polícia Federal fará o rastreamento de transmissões nas proximidades do câmpus para impedir fraudes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)