(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Corrida para provas nas federais

Universidades federais improvisam soluções para garantir 12,5% das vagas para estudantes da escolas públicas. Em Lavras, alunos fazem opção pela reserva na hora do exame, domingo


postado em 19/10/2012 06:00 / atualizado em 19/10/2012 06:40

Vale tudo no corre-corre para aplicar a Lei das Cotas, que prevê pelo menos 12,5% das vagas para estudantes da rede pública, carentes, negros e pardos nos próximos vestibulares. Até mudar o edital na hora H. Isso é o que vai ocorrer com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), no Sul de Minas, neste domingo, quando os candidatos a um vaga no curso de administração pública, na modalidade a distância, deverão fazer, antes de começar a prova, a opção pela reserva ou não de vagas. Para cumprir a legislação e destinar 35 das 250 vagas ofertadas, o edital complementar será entregue no último momento: antes de o candidato assinar o nome na avaliação.

A pró-reitora de Graduação da Ufla, Soraia Alvarenga Botelho, conta que o documento foi aprovado anteontem pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e publicado ontem no Diário Oficial da União (DOU). O sistema para a opção pelas cotas será aberto no local das provas. “Para nossa sorte, esse vestibular tem apenas 680 candidatos e, como aplicaremos a reserva para só 12,5% das vagas, teremos um número pequeno de alunos para cuidar da documentação no momento da matrícula. Isso servirá como piloto para vermos problemas maiores”, disse.

Outra modalidade de vestibular que passará por retificação será o de avaliação seriada – teste feito ao longo de todas as séries do ensino médio. Antes das provas, no fim de novembro, o sistema será reaberto para que os estudantes façam a opção pelas cotas ou pela ampla concorrência.

Na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), nos Campos das Vertentes, a expectativa é pela reabertura das inscrições do vestibular, suspensas no fim de setembro, depois da sanção da lei pela presidente Dilma Rousseff. De acordo com o chefe do setor de processo seletivo, José Trindade, a previsão é de que as inscrições sejam retomadas a partir do dia 22 e até 12 de novembro.

Os cerca de 6 mil candidatos que já haviam garantido o direito de fazer as provas do processo seletivo serão comunicados e orientados a entrar novamente no sistema e atualizar os dados. “A ideia era publicar o edital hoje (ontem), mas não foi possível. Ainda estamos fazendo as adequações necessárias”, afirmou.

Saem as regras para indicar a qualidade
As regras para a elaboração dos indicadores de qualidade das instituições de ensino superior brasileiras referentes a 2011 foram divulgadas ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União, universidades, faculdades, institutos e centros universitários já podem acessar e retificar os dados coletados para o cálculo dos indicadores. A confirmação deve ser feita pela internet até o dia 29 e o resultado da avaliação será divulgado em 5 de dezembro. As regras valem para três indicadores de qualidade: os conceitos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2011, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Entrarão no cálculo dos indicadores a prova do Enade 2011 os questionários sobre infraestrutura e a organização pedagógica da instituição, os dados do Censo da Educação Superior, como o número de matrícula dos estudantes, número de professores, regime de trabalho e titulação do corpo docente e as notas e o questionário socioeconômico feito no Exame Nacional do Ensino Médio) (Enem) de 2009 e 2010.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)