(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cefet e UFTM vão reservar mais vagas para alunos do ensino público


postado em 17/10/2012 06:00 / atualizado em 17/10/2012 07:43

Um dia após a publicação do decreto que regulamenta a Lei das Cotas, reitores das universidades e institutos federais em Minas se debruçaram ontem sobre o texto para definir qual o percentual de reserva de vagas irão adotar a partir dos 12,5%, no mínimo, exigidos pelo Ministério da Educação. O Cefet decidiu atender ao decreto reservando 25% de suas vagas a partir deste vestibular para alunos do ensino público. A instituição não adotava nenhuma política afirmativa e normalmente abre as inscrições em setembro, mas adiou a publicação do edital assim que a discussão começou, em agosto.

A UFTM, por meio de nota, informou que vai disponibilizar o mínimo de vagas exigido pelo MEC para este ano: 12,5%. A universidade já havia publicado edital de inscrição no vestibular, mas foi paralisado em 1º de outubro por conta da nova lei. O texto antigo será retificado e quem já se inscreveu no processo seletivo e optar por concorrer às vagas reservadas deverá, segundo a nota, fazer a mudança por meio do site da instituição (www.uftm.edu.br).

Com inscrições para o vestibular suspensas desde 25 de setembro, a UFSJ decidiu ontem manter a reserva de 50% de vagas para cotistas que já adotava antes do decreto. Mesmo com sistema de seleção feito por meio do Sisu, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) também decidiu qual percentual irá adotar a partir deste ano. A instituição, que não tinha até então políticas afirmativas, vai reservar o percentual mínimo exigido pelo MEC. “Como é a primeira vez que estamos aplicando, resolvemos começar com o mínimo”, afirmou o reitor Renato de Aquino Faria Nunes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)