(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo cede e oferece reajuste mínimo de 25% aos professores

Os novos valores representam um impacto de mais 300 milhões no orçamento do governo


postado em 24/07/2012 20:15 / atualizado em 24/07/2012 20:56

Depois do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, dizer que não havia margem orçamentária para melhorar a proposta de reestruturação da carreira dos professores federais e dos ministérios da Educação e do Planejamento encerrarem sem avanços a reunião realizada nessa segunda-feira com a categoria – quando os docentes comunicaram que recusaram por unanimidade o reajuste de até 45% – o governo recuou e apresentou uma proposta maior em novo encontro promovido nesta tarde, em Brasília.

A nova oferta aumenta o reajuste mínimo oferecido aos docentes de 12% para 25% e mantém o reajuste máximo, para os professores no auge da carreira, em 40%. Além disso, também foi garantido o aumento de 4% concedido através de uma Medida Provisória publicada recentemente.

Outra mudança diz respeito ao início do reajuste, que seria concedido a partir de março de 2013 e não mais julho, como proposto anteriormente pelo governo. A reivindicação dos grevistas é de que o aumento já passe a vigorar em janeiro. Os novos valores representam um impacto de mais R$ 300 milhões no orçamento do governo, que já iria investir R$ 3,9 bilhões.

Governo 'no limite e confiante'

Para o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, a contraproposta mostra o recuo do governo em prol do fim da paralisação e descarta novo aumento. "Em uma negociação sempre tem margem, mas o governo já fez movimento de avanço ouvindo críticas e necessidades. Estamos convictos que essa é proposta para fazer acordo", assegurou.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antônio de Oliveira, dá a entender que essa é a proposta final e que o governo chegou ao "limite" tanto em "critérios de ascensão quanto em valores". "Nós já adaptamos a proposta, fizemos uma série de alterações. No caso de valores, chegamos ao limite. Temos que pensar na situação que o país está vivendo de incertezas, que decorre do cenário de crise internacional", disse.


*Com Agência Brasil


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)