(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prouni oferece mais de 11 mil bolsas em Minas

Em todo o país, são 90.311 bolsas, das quais 52.487 integrais e 37.824 parciais (50% do valor da mensalidade)


postado em 29/06/2012 07:14

Estão abertas até segunda-feira as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Em Minas, são 11.638 bolsas para o segundo semestre letivo de instituições particulares de ensino superior. O estado tem a segunda maior oferta, atrás apenas de São Paulo (22.367). Em todo o país, são 90.311 bolsas, das quais 52.487 integrais e 37.824 parciais (50% do valor da mensalidade). Haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados.

O Prouni é o programa do governo federal criado em 2004 para oferecer bolsas de estudos em universidades particulares do Brasil a alunos de baixa renda. A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet: www.mec.gov.br. O estudante pode fazer até duas opções de curso e de instituição. O sistema divulgará, diariamente, a nota de corte de cada curso e o candidato poderá fazer alterações na sua inscrição até o prazo final. Mas, o Prouni considerará, para a seleção, apenas a última alteração.

De acordo com o Ministério da Educação, a primeira chamada será divulgada quinta-feira e o candidato tem até dia 13 do mês que vem para comparecer à instituição de ensino em que vai estudar para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 20 de julho, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 26.

Para se candidatar às bolsas integrais, os estudantes devem ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa. Para ser beneficiado, os alunos devem ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de entidade particular, na condição de bolsista integral. É necessário ainda ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, com um mínimo de 400 pontos de média e nota na redação que não seja zero.

O MEC informou que o critério de renda só não é exigido para professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia, desde que estejam exercendo a profissão e integrem o quadro permanente da escola na qual trabalham.

Depois das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem pedir inclusão na lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para as bolsas que ainda não tiverem sido concedidas.

FIQUE ATENTO


Veja o calendário do Universidade para Todos
28/6 a 2/7 – Período de inscrições
5/7 – Resultado da 1ª chamada
5 a 13/7 – Comprovação de informações (1ª chamada)
20/7 – Resultado da 2ª chamada
20 a 26/7 – Comprovação de informações (2ª chamada)
2 a 4/8 – Prazo para lista de espera
7/8 – Início da convocação dos candidatos em lista de espera


PROJETO DE COTAS PASSA EM MAIS UMA COMISSÃO


A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou ontem o projeto que estabelece o sistema de cotas raciais e sociais nas instituições federais de educação superior. O projeto determina que 50% das vagas sejam destinadas aos alunos que estudaram em escolas públicas no ensino médio. Dentro desse percentual, as vagas têm que ser divididas por cotas raciais proporcionalmente de acordo com dados do IBGE em cada estado. Isso significa que, em estados onde a maioria da população é negra, grande parte das vagas para alunos oriundos de escolas públicas será destinada a estudantes que também têm origem negra.

O texto também estabelece que, do total de 50% de vagas destinadas às cotas, metade delas tem que ser reservada a alunos oriundos de famílias que recebem até 1,5 salário mínimo por integrante -para priorizar os estudantes de baixa renda do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)