Localizado no Parque Estadual da Ilha Anchieta, o meio de hospedagem Green Haven Ilha Anchieta lança o programa “Estudo do Meio”, visando tanto à educação ambiental quanto a áreas ligadas à geologia, história e sociedade. O local, conhecido por suas atividades de ecoturismo, expande agora suas atividades para o setor educacional, permitindo que diferentes disciplinas sejam estudadas a partir da vivência na ilha.

Da geologia à biologia, da história à antropologia, a ilha compõe 17 quilômetros de costões rochosos, com sete praias, oferecendo um local infindável para estudo e observação. Isso eleva a experiência dos alunos, extrapolando o conhecimento teórico muitas vezes compartilhado em sala de aula.

LEIA TAMBÉM: Ilha dos Arvoredos é o 1º atrativo turístico das Américas a receber selo Green Key e destaca Guarujá no mapa mundial do Turismo Sustentável

“A intenção é oferecer aprendizado prático em meio natural, além de todos os benefícios emocionais que o contato com a natureza proporciona. É uma oportunidade valiosa para escolas inseridas em contextos completamente diferentes, como é o caso de muitos colégios e faculdades localizados em grandes centros urbanos”, afirma Vinicius Fiore, fundador do Green Haven Group.  “Além disso, das 17h às 9h o Parque Estadual fica fechado, portanto, a vivência e uso tornam-se exclusivos aos hóspedes, isso não tem preço”.

O programa “Estudo do Meio” pode ser ainda mais especial à medida que atividades recreativas como trilhas, snorkel, caiaque e stand-up podem enriquecer a experiência educativa.

O projeto também prevê a valorização da cultura caiçara, que resiste apesar das lutas muitas vezes reprimidas pela especulação imobiliária e outros interesses econômicos, que ao longo das décadas têm afastado a população nativa de seus locais de origem.

LEIA TAMBÉM: Turismo sustentável e de luxo na Amazônia

Além da proposta, o dia a dia no Green Haven Ilha Anchieta possibilita observar a interação respeitosa criada a partir de tecnologias sustentáveis, seja pelos painéis de energia fotovoltaica ou pelo sistema de tratamento de água e efluentes, e, finalmente, pelo manejo dos resíduos.

Para acomodar estudantes, professores e palestrantes, o hostel oferece cerca de 70 leitos para hospedagem, em acomodações que integram os visitantes ao ambiente de uma Unidade de Conservação de Preservação Integral.