Brasil

Lista de espera do Sisu: como funciona e quais são suas chances reais

Manifestar interesse não garante a vaga; explicamos os critérios de convocação da lista de espera e como você pode acompanhar sua posição na fila.

Publicidade
Carregando...

Com a divulgação do resultado da chamada regular do Sisu, a atenção de milhares de estudantes se volta para a lista de espera. Essa é a chance para quem não foi aprovado em nenhuma das duas opções de curso concorrer às vagas remanescentes. O passo mais importante é manifestar interesse em participar da lista diretamente no portal do Sisu, dentro do prazo estipulado pelo MEC.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Essa manifestação de interesse é obrigatória. Quem perder o prazo, que costuma ser curto, fica automaticamente fora da disputa. É fundamental destacar que apenas uma das duas opções de curso escolhidas na inscrição pode ser selecionada para a lista de espera, e o candidato não pode ter sido aprovado em nenhuma delas na chamada regular.

Leia Mais

Como funciona a convocação?

Após o período para manifestar interesse, o MEC repassa a lista dos candidatos para as instituições de ensino. A partir daí, a responsabilidade pela convocação é de cada universidade, que passa a divulgar as chamadas em seus próprios sites oficiais. As convocações não acontecem no portal do Sisu.

As vagas são preenchidas de acordo com a ordem de classificação dos candidatos que demonstraram interesse, seguindo os critérios de modalidade de concorrência, como ampla concorrência e cotas. Cada instituição tem seu próprio calendário e pode realizar várias chamadas, até que todas as vagas sejam ocupadas.

Quais são as chances reais de ser chamado?

As chances de convocação variam muito e dependem de alguns fatores. Não há como garantir a vaga, mas é possível ter uma ideia ao analisar os seguintes pontos:

  • Desistências: o número de candidatos aprovados na chamada regular que não efetuam a matrícula.

  • Posição na lista: quanto mais próximo da nota de corte, maiores as chances.

  • Curso e universidade: cursos menos concorridos e instituições com histórico de rodar mais a lista oferecem mais oportunidades.

  • Modalidade de concorrência: o número de vagas e a quantidade de candidatos por cota também influenciam.

O que fazer para não perder a vaga

Para aumentar suas chances e não correr o risco de perder a convocação, é fundamental seguir alguns passos com atenção. A proatividade do candidato é decisiva nesta etapa do processo seletivo.

  1. Acompanhe o site da universidade: verifique diariamente o site da instituição de ensino para a qual você manifestou interesse. É lá que os calendários e as listas de convocação serão publicados.

  2. Fique atento aos prazos: as janelas para matrícula costumam ser muito curtas, às vezes de apenas um ou dois dias. Perder a data significa a eliminação automática do processo.

  3. Prepare os documentos: organize com antecedência toda a documentação exigida pela universidade para a matrícula. A lista completa geralmente está disponível no edital do processo seletivo da própria instituição.

    Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

Tópicos relacionados:

lista-de-espera-sisu sisu

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay