Brasil

O RG antigo vai perder a validade? Tire 7 dúvidas sobre a nova CIN

Preciso trocar agora? O número do CPF vai mudar? Esclareça as principais questões sobre a Carteira de Identidade Nacional e evite preocupações

Publicidade
Carregando...

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida em todo o Brasil e promete modernizar a identificação dos cidadãos. Com a mudança, muitas dúvidas surgem sobre prazos, custos e a validade do RG antigo. Se você ainda não sabe se precisa correr para atualizar seu documento, esclarecemos os pontos mais importantes.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A transição para o novo modelo unifica a identificação por meio do número do CPF, o que torna o processo mais seguro e integrado. Entenda a seguir as sete principais questões sobre o documento e evite preocupações desnecessárias com a troca.

Leia Mais

1. O RG antigo vai perder a validade?

Sim, mas há tempo de sobra. O modelo antigo do Registro Geral (RG) continua válido em todo o território nacional até 2032. Portanto, não é preciso ter pressa para fazer a troca imediata, a menos que seu documento atual esteja vencido, danificado ou precise de uma segunda via.

2. Preciso trocar de documento agora?

A troca não é obrigatória neste momento para quem tem o RG válido. A transição será gradual, e pessoas com mais de 60 anos não precisam trocar o documento antigo. A emissão da CIN será exigida em situações específicas, como para quem precisa de uma segunda via por perda ou roubo, ou para quem está tirando o documento pela primeira vez.

3. A nova CIN é paga?

A primeira via da Carteira de Identidade Nacional (no formato em papel) e as renovações são gratuitas, conforme a lei. No entanto, alguns estados podem cobrar uma taxa pela emissão do modelo em cartão de plástico. A cobrança também acontece a partir da emissão da segunda via, caso o cidadão perca o documento, por exemplo. Os valores podem variar de acordo com cada estado.

4. O que muda com o número do CPF?

Essa é a principal mudança. A CIN adota o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país. A ideia é acabar com a possibilidade de uma pessoa ter diferentes números de RG em cada estado, centralizando a identificação e dificultando fraudes.

5. Quais as vantagens do novo formato?

Além de unificar a identificação, a CIN é considerada mais segura e tem prazo de validade variável. Para crianças de 0 a 12 anos, a validade é de 5 anos; para pessoas de 12 a 60 anos, é de 10 anos; e para maiores de 60 anos, a validade é indeterminada. O documento também possui um QR Code que permite verificar sua autenticidade com um smartphone e conta com uma versão digital, disponível no aplicativo Gov.br, que tem o mesmo valor legal da física.

6. Como faço para emitir a nova identidade?

Para solicitar a CIN, o cidadão deve procurar o órgão de identificação civil do seu estado, como as secretarias de segurança pública ou institutos de identificação. É necessário verificar os postos de atendimento e se há necessidade de agendamento prévio, que geralmente é feito pela internet no site oficial do órgão, onde alguns estados já oferecem sistemas online para facilitar o processo.

7. Quais documentos preciso levar?

O documento essencial é a certidão de nascimento ou de casamento, em sua via original ou cópia autenticada, em bom estado de conservação. Ter o CPF regularizado na Receita Federal também é fundamental, já que ele será o número principal da nova carteira de identidade.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

Tópicos relacionados:

carteira-de-identidade-nacional cin

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay