Turismo

Fui mal tratado como turista, o que fazer? Conheça os seus direitos

Saiba a quem recorrer em casos de mau atendimento, propaganda enganosa ou cobrança indevida durante sua viagem; veja como registrar uma reclamação formal

Publicidade
Carregando...

Uma viagem planejada por meses pode se transformar em uma grande dor de cabeça por causa de um mau atendimento ou propaganda enganosa. Nesses momentos, o sentimento de frustração é inevitável, mas é fundamental saber que o turista não está desamparado. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) protege o viajante em todo o território nacional, garantindo direitos claros em serviços contratados em hotéis, restaurantes, agências de turismo e companhias de transporte.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O primeiro passo ao se deparar com um problema é documentar tudo. Guarde notas fiscais, contratos, vouchers e qualquer material publicitário. Fotografe ou grave vídeos que comprovem a situação, como um quarto de hotel diferente do prometido ou um prato mal servido. Anote o nome dos funcionários envolvidos e o horário do ocorrido. Com essas provas em mãos, tente resolver a questão diretamente com o gerente ou responsável pelo estabelecimento de forma amigável.

Leia Mais

A quem recorrer se o problema não for resolvido?

Quando a conversa não soluciona a questão, o próximo passo é formalizar uma queixa nos órgãos competentes. A escolha do canal certo aumenta a chance de uma resolução rápida e eficaz para o seu caso. Cada situação pode exigir um direcionamento específico, desde problemas com a hospedagem até questões ligadas ao transporte utilizado durante a sua viagem.

Para facilitar o processo, o consumidor pode acionar diferentes frentes. Conheça as principais:

  • Procon: o órgão de defesa do consumidor de cada estado ou cidade é o principal canal para registrar queixas contra empresas. A reclamação pode ser feita no Procon da cidade onde o problema ocorreu ou na sua cidade de origem, ao retornar da viagem.

  • Consumidor.gov.br: esta é uma plataforma online oficial do governo federal. Nela, é possível registrar a reclamação diretamente contra a empresa, que tem um prazo para responder e propor uma solução. O serviço é gratuito e todo o processo é digital.

  • Agências reguladoras: para problemas específicos, as agências são o caminho. Reclamações sobre voos devem ser direcionadas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Questões com viagens de ônibus interestaduais são com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

  • Ministério do Turismo: por meio do seu sistema de atendimento, o órgão recebe denúncias contra agências de turismo, guias e hotéis cadastrados. A queixa ajuda na fiscalização do setor.

Ao registrar a reclamação em qualquer um desses canais, seja claro e objetivo na descrição do ocorrido. Anexe todas as provas que você coletou para fortalecer sua posição. A formalização da queixa não apenas ajuda a resolver o seu problema individual, mas também contribui para que outras pessoas não passem pela mesma situação.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

Tópicos relacionados:

turismo viagens

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay