Como proteger seus aparelhos eletrônicos durante uma tempestade de raios
Medidas simples, como o uso de protetores e desligar equipamentos da tomada, podem evitar prejuízos de milhares de reais; veja as dicas
compartilhe
SIGA
Uma tempestade com raios pode causar prejuízos de milhares de reais em aparelhos eletrônicos dentro de casa. As descargas elétricas que atingem a rede de energia provocam surtos de tensão capazes de queimar instantaneamente televisões, computadores, geladeiras e outros equipamentos sensíveis, mesmo que não estejam em uso no momento.
Contudo, algumas atitudes simples podem evitar essa dor de cabeça e proteger seus bens. A principal recomendação, e também a mais eficaz, é desconectar todos os aparelhos eletrônicos da tomada assim que a tempestade começar. Essa medida impede que a sobrecarga de energia chegue até os dispositivos.
Leia Mais
Como preparar sua casa para as chuvas fortes e evitar infiltrações
Como proteger sua casa de alagamentos: 5 medidas simples e eficientes
Dia do Sol: mito ou verdade, o Sol estraga os móveis e eletrodomésticos?
É importante lembrar de retirar não apenas o cabo de força, mas também outros fios conectados à rede externa. Cabos de antena, de internet e de telefone também podem conduzir a alta voltagem de um raio e danificar os circuitos internos dos equipamentos.
Como se proteger antes da tempestade
Para quem busca uma proteção contínua, principalmente em regiões com alta incidência de raios, o investimento em Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) é uma solução inteligente. Eles funcionam como um filtro, desviando picos de tensão para o sistema de aterramento da residência.
Existem modelos de DPS que são instalados diretamente no quadro de distribuição de energia, protegendo toda a casa. Há também versões individuais, parecidas com adaptadores de tomada, que oferecem uma camada extra de segurança para aparelhos específicos, como o computador do escritório ou a smart TV da sala. Muitos desses dispositivos individuais possuem um LED indicador que mostra se a proteção ainda está ativa.
É fundamental não confundir esses dispositivos com réguas de tomada comuns, que apenas multiplicam conexões. Apenas os produtos que indicam explicitamente a função de DPS ou protetor contra surtos garantem a proteção contra os surtos elétricos causados por raios.
Outro ponto de atenção é o momento de religar os aparelhos. O ideal é esperar cerca de 10 a 15 minutos após o fim da tempestade. A rede elétrica pode apresentar instabilidade mesmo depois que a chuva e os raios cessaram, e um novo pico de energia ainda pode ocorrer.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.