Ser um bom motorista pode te render benefícios; saiba como economizar
Renovação da CNH gratuita é um dos benefícios para condutores sem multas; veja como funciona e quais outras vantagens podem surgir
compartilhe
SIGA
Ser um bom motorista no Brasil agora vale mais do que apenas evitar dores de cabeça no trânsito. O governo federal lançou, em dezembro de 2025, a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com implementação iniciada em 9 de janeiro de 2026. A novidade permite que condutores elegíveis recebam a versão eletrônica do documento de forma gratuita e totalmente digital. Para quem desejar a CNH física, no entanto, será preciso arcar com os custos de emissão no Detran.
A iniciativa faz parte de um esforço para valorizar quem dirige de forma consciente. Para ter direito ao benefício, o condutor não pode ter cometido nenhuma infração de trânsito sujeita a pontuação nos últimos 12 meses. Contudo, há restrições importantes: motoristas com 70 anos ou mais não têm direito à renovação automática, e condutores a partir de 50 anos podem usar o benefício apenas uma vez. O processo é simples: ao se aproximar do vencimento, o sistema verifica o histórico e, se elegível, processa a renovação da CNH digital.
Essa medida visa incentivar a boa conduta, e um histórico limpo no trânsito pode abrir portas para outras vantagens no futuro.
Outras possíveis vantagens de ser um bom motorista
Além da economia com a renovação da CNH, manter um histórico limpo no trânsito é um fator que pode influenciar positivamente na negociação de outros serviços. As seguradoras, por exemplo, geralmente veem motoristas sem multas como um risco menor, o que pode se traduzir em apólices mais baratas.
Com a adesão ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), conhecido como o "cadastro de bons motoristas", a expectativa é que empresas e órgãos públicos possam oferecer benefícios exclusivos. Veja algumas possibilidades que podem surgir:
Seguro automotivo: Muitas seguradoras já consideram o histórico do condutor para oferecer descontos. Ao renovar sua apólice, vale a pena informar seu histórico limpo para tentar negociar um preço melhor.
Aluguel de carros: É possível que locadoras de veículos venham a oferecer condições especiais ou upgrades para clientes com um bom histórico de condução, consultando o RNPC.
Programas de fidelidade: A expectativa é que empresas parceiras da iniciativa possam oferecer descontos em serviços, como estacionamentos, ou em produtos em lojas de autopeças.
Benefícios fiscais: Discute-se a possibilidade de que estados e municípios possam, futuramente, conceder benefícios como descontos no pagamento do IPVA como forma de incentivo.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.