Como conservar frutas por mais tempo na geladeira; truques infalíveis
Aprenda a armazenar melancia, morango, uva e outras frutas corretamente para evitar o desperdício e mantê-las frescas por muito mais dias na sua casa
compartilhe
SIGA
Comprar a melancia perfeita ou uma caixa de morangos frescos é apenas o primeiro passo. O verdadeiro desafio para muitas pessoas começa em casa: como garantir que essas e outras frutas não estraguem rapidamente na geladeira? A resposta está em técnicas simples de armazenamento que evitam o desperdício de alimentos e prolongam o frescor por muito mais tempo.
Pequenos ajustes na rotina podem fazer uma grande diferença na durabilidade das frutas. Saber o que lavar os itens, onde guardar e como embalar cada tipo de item é fundamental para aproveitar ao máximo suas compras e, consequentemente, economizar dinheiro.
Leia Mais
Como conservar frutas, legumes e verduras: 10 truques que funcionam
Como conservar laranjas e limões no inverno e evitar o desperdício
Cardápio semanal saudável: como organizar uma rotina prática e econômica
Regras de ouro do armazenamento
Antes de partir para as dicas específicas, algumas orientações gerais são válidas para quase todas as frutas. A primeira delas é lavar os itens apenas no momento do consumo. A umidade acelera o processo de decomposição e o surgimento de mofo, por isso, guardá-las secas é essencial.
Outro ponto importante é usar potes com ventilação ou deixar os sacos plásticos semiabertos. O acúmulo de gás etileno, liberado naturalmente por muitas frutas durante o amadurecimento, acelera o processo. Permitir que o ar circule ajuda a retardar esse efeito. A gaveta inferior da geladeira costuma ser o local ideal, pois mantém um nível de umidade mais controlado.
Como guardar as frutas mais populares
Morangos, amoras e mirtilos: Para higienizar e conservar frutas vermelhas, mergulhe-as em uma solução de três partes de água para uma de vinagre por alguns minutos. Depois, seque-as completamente com papel-toalha e guarde em um recipiente forrado com papel, na geladeira.
Uvas: Mantenha as uvas no cacho e armazene-as no saco ou pote original em que vieram, geralmente perfurado para ventilação. Lave apenas os bagos que for consumir para não remover a pruína, uma camada esbranquiçada que protege a fruta.
Melancia e melão: Enquanto estiverem inteiras, essas frutas podem ser mantidas em local fresco e arejado, fora da geladeira. Após cortadas, cubra a polpa exposta com plástico-filme ou guarde os pedaços em um pote bem fechado para não ressecar nem absorver odores de outros alimentos.
Bananas: O lugar das bananas é fora da geladeira. O frio intenso escurece a casca e altera a textura da polpa. Para que durem mais, separe as bananas do cacho, pois o contato acelera o amadurecimento.
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.