Cultura

Festas do Nordeste: um guia para os maiores eventos culturais da região

A cultura nordestina vai muito além do Carnaval; conheça o São João, o Bumba Meu Boi e outras festas populares que animam a região o ano todo

Publicidade
Carregando...

O Nordeste brasileiro pulsa com festas populares que vão muito além do conhecido Carnaval. Durante todo o ano, a região se transforma em um palco de tradições, música e cores, atraindo visitantes que buscam uma imersão cultural autêntica. O calendário é repleto de eventos que celebram a identidade local com uma energia contagiante.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

As comemorações juninas, por exemplo, mobilizam estados inteiros. As festas de São João em Campina Grande, na Paraíba, e em Caruaru, em Pernambuco, disputam o título de maior do mundo. Durante todo o mês de junho, as cidades se enchem de bandeirinhas coloridas, fogueiras e shows de forró que duram até o amanhecer. As quadrilhas juninas apresentam espetáculos coreografados e as comidas típicas, à base de milho, são uma atração à parte.

Leia Mais

Bumba Meu Boi: o teatro a céu aberto do Maranhão

Em São Luís, no Maranhão, o mês de junho também é marcado pela festa do Bumba Meu Boi, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. O evento é uma mistura de teatro, dança e música que conta a história da ressurreição de um boi. Grupos folclóricos, conhecidos como "sotaques", desfilam com indumentárias ricas em detalhes e bordados, embalados por diferentes ritmos e instrumentos. A celebração toma conta dos "arraiais" espalhados pela cidade, envolvendo toda a comunidade.

Carnaval: ritmos que arrastam multidões

Quando se fala em Carnaval, o Nordeste mostra sua diversidade. Em Salvador, na Bahia, os trios elétricos arrastam milhões de foliões pelos circuitos da cidade ao som do axé. A festa é democrática, com espaços para quem quer seguir os blocos ou curtir nos camarotes. Já em Pernambuco, o Carnaval de Olinda é famoso por seus bonecos gigantes e pelo frevo, um ritmo frenético que se dança com uma pequena sombrinha colorida. No Recife, o Marco Zero se torna o coração do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de rua do mundo.

Festa de Iemanjá: a fé que vem do mar

No dia 2 de fevereiro, as praias de Salvador, principalmente a do Rio Vermelho, se cobrem de azul e branco para a Festa de Iemanjá. A celebração de origem africana homenageia a "Rainha do Mar". Milhares de pessoas, vestidas de branco, levam oferendas como flores, perfumes e espelhos ao mar, em um dos mais belos espetáculos de fé do país.

Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

Tópicos relacionados:

cultura-nordestina festas-populares

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay