Perdeu o celular com a CNH digital? Saiba como bloquear o acesso
Em caso de roubo ou perda do aparelho, é possível desvincular seus documentos digitais para proteger seus dados; veja o passo a passo de como fazer
compartilhe
SIGA
Perder o celular ou ser vítima de um roubo já é uma grande dor de cabeça. A preocupação aumenta quando lembramos que documentos importantes, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital, estão armazenados no aparelho. A boa notícia é que existe uma forma simples e rápida de bloquear o acesso ao documento e proteger suas informações pessoais.
O bloqueio desvincula a CNH Digital do dispositivo perdido ou roubado, impedindo que terceiros acessem seus dados. O procedimento é feito de forma totalmente on-line, sem a necessidade de registrar um boletim de ocorrência previamente.
Para realizar o procedimento, é necessário ter uma conta Gov.br ativa com CPF e senha cadastrados. Isso garante agilidade para resolver a situação e ter mais tranquilidade.
Leia Mais
-
Perdeu documentos no carnaval de BH? Veja como pedir a 2ª via em casa
-
Nova identidade tem CPF como número principal; QR code abriga outros dados
Passo a passo para bloquear a CNH Digital
Para desativar o acesso ao documento, basta seguir algumas etapas simples usando qualquer computador ou outro smartphone com acesso à internet. O processo é feito através do Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Confira como fazer:
-
scesse o Portal de Serviços da Senatran (portalservicos.senatran.serpro.gov.br);
-
faça o login com sua conta Gov.br (CPF e senha);
-
no menu principal, clique em 'Aplicativos' e depois selecione 'Carteira Digital de Trânsito (CDT) – Instalações';
-
o sistema exibirá uma lista com as instalações da Carteira Digital e o status de cada dispositivo. Identifique o celular perdido ou roubado e clique em 'Desconectar';
-
confirme a operação quando solicitado. Após a confirmação, o aplicativo será desconectado do celular antigo.
Ao realizar a desconexão, a CNH Digital fica imediatamente inacessível no aparelho anterior. Quando você tiver um novo celular em mãos, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) novamente e realizar o procedimento de ativação. O sistema pedirá uma nova validação, geralmente por meio de reconhecimento facial, para garantir a segurança e vincular o documento ao novo dispositivo.
É importante ressaltar que o bloqueio afeta apenas o acesso digital. Sua CNH física, caso a possua, continua válida e pode ser utilizada normalmente. O procedimento de desvinculação é uma camada extra de segurança para proteger sua identidade no ambiente digital.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.