Azia, tosse seca e até mau hálito: saiba o que é refluxo ácido
Saiba quais são os sintomas de refluxo ácido, como ele age silenciosamente e quando é necessário buscar tratamento para evitar complicações
compartilhe
Siga no
Queimação no peito, tosse persistente, pigarro constante, sensação de bolo na garganta. Muitos desses sintomas passam despercebidos ou são confundidos com alergias e resfriados, mas podem indicar um quadro de refluxo ácido, condição que afeta cerca de 12% da população brasileira, segundo dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). A doença, silenciosa em muitos casos, ocorre quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago, causando desconfortos e possíveis complicações se não tratada adequadamente.
A seguir, entenda o que é o refluxo ácido, como identificar seus sintomas e quando procurar um especialista.
Leia Mais
O que é refluxo ácido?
O refluxo ácido é uma condição digestiva em que o conteúdo ácido do estômago sobe para o esôfago, irritando suas paredes. Isso acontece por uma falha no esfíncter esofágico inferior, músculo responsável por manter o conteúdo gástrico no estômago. Quando ele relaxa de forma inadequada ou perde sua função, o ácido escapa para cima.
Quais são os sintomas de refluxo ácido?
Nem sempre o refluxo causa a clássica azia. Há diversos sinais que podem passar despercebidos.Esses sintomas costumam piorar após refeições, ao se deitar ou consumir certos alimentos como café, chocolate, frituras e bebidas alcoólicas.
- queimação no peito (azia);
- tosse seca e irritativa, principalmente à noite;
- rouquidão ou voz fraca pela manhã;
- sensação de garganta arranhando ou pigarro constante;
- regurgitação de alimentos ou líquidos ácidos;
- mau hálito persistente;
- dificuldade para engolir (em casos mais graves).
Quando é hora de procurar um médico?
Se os sintomas forem frequentes (duas ou mais vezes por semana) ou interferirem na qualidade de vida, é importante buscar avaliação médica. Em alguns casos, o refluxo pode evoluir para esofagite, úlcera esofágica ou até alterações pré-cancerígenas, como o esôfago de Barrett.
O diagnóstico pode ser feito por meio de exames como endoscopia, pHmetria esofágica ou manometria esofágica.
Qual é o tratamento para refluxo?
O tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, medicamentos e, em casos raros, cirurgia. Entre as recomendações mais comuns estão:
- evitar deitar após comer, espere pelo menos 2 horas;
- comer porções menores e mais leves;
- evitar alimentos gatilhos, como cafeína, álcool, gordura e alimentos ácidos;
- elevar a cabeceira da cama em cerca de 15 cm;
- uso de medicamentos antiácidos, inibidores de bomba de prótons ou protetores gástricos, conforme prescrição médica.
Refluxo tem cura?
Embora não exista uma "cura" definitiva para todos os casos, a maioria dos pacientes consegue controlar os sintomas com sucesso por meio de ajustes na alimentação, hábitos e, quando necessário, uso contínuo de medicamentos.